Há pouco menos de um ano, em 20 de abril de 2013, a Secretaria Municipal de DesenvolvimentoUrbano (SMDU) começou as primeiras audiências públicas para discutir as ideias que tomariam corpo no projeto do novo Plano Diretor Estratégico (PDE) da cidade.
À frente da SMDU desde o início do processo, o arquiteto Fernando de Melo Franco participou neste sábado (5/4) da 101ª audiência pública a debater o projeto de lei, que reuniu cerca de mil pessoas no Anhembi.
Para Franco, embora tenha recebido inúmeras contribuições, o texto atualmente em debate mantém a ideia que norteia o projeto desde o início de sua elaboração: o de que é preciso diminuir os desequilíbrios da cidade, que atualmente congrega espaços com infraestrutura de primeiro mundo e favelas sem o mínimo de saneamento básico.
O projeto de lei, na forma como foi enviada ao legislativo na sua essência, foi mantido e foi reforçado. Isso nos leva a entender que todo esse processo de discussão, que começou no Executivo e agora está sendo conduzido pela Câmara, de certa forma está sinalizando que a sociedade aderiu a essa concepção de cidade, declarou o secretário pouco antes da audiência.
A respeito das mudanças do substitutivo atualmente em discussão na Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente, Franco acredita que elas melhoraram o texto. “Houve um processo de aprimoramento muito significativo, a equipe do vereador Nabil Bonduki é muito qualificada, elogiou o arquiteto.
(05/04/2014 – 17h49)