RenattodSousa/CMSP
A Câmara Municipal realizou na tarde desta segunda (17/6) uma sessão solene em homenagem à Associação Brasileira do Circo (Abracirco), que recentemente completou 36 anos de existência.
O evento deu destaque para o trabalho dos ilusionistas, que durante o evento divertiram a audiência composta por alunos de diversas escolas primárias da cidade com números preparados especialmente para a ocasião. Por fim, profissionais de destaque das artes mágicas foram homenageados com diplomas e medalhas entregues pelo vereador Toninho Paiva (PR), proponente da sessão.
Paiva defendeu durante o evento que o setor político procure formas de incentivar a continuidade dos circos itinerantes, cada vez mais raros. A arte circense tem mais de cinco mil anos de existência, mas, infelizmente, com o passar dos tempos, perdeu um pouco de espaço. Então essa comemoração é também uma maneira de preservar essa tradição, declarou o vereador.
Com o objetivo de garantir a sobrevivência da atividade, a Abracirco promove capacitação para os profissionais do setor e luta por incentivos. Existem ações que são meritórias no apoio ao circo, como o ProAC [Programa de Ação Cultural do Governo do Estado], mas ainda falta uma política mais definida na questão da presença do circo nos terrenos, sejam públicos ou particulares. Com relação aos circos itinerantes, essa é a maior reivindicação, analisou Torres.
No entanto, as dificuldades enfrentadas pelos circos não significam necessariamente uma crise para os profissionais ligados a eles. O ilusionista Ozcar Zancopé, que atua como consultor em artes mágicas, acredita hoje em dia há até mais possibilidades de trabalho para quem pretende ganhar a vida no setor.
No caso da mágica, por exemplo, estamos trabalhando muito. Há o ramo da mágica corporativa, por exemplo, que promove espetáculos direcionados exclusivamente para empresas e está só crescendo, afirma Zancopé.
(17/6 17:45)