Em comemoração a Semana do Maçom foi realizada uma sessão solene na noite desta quarta-feira (17/8), no Salão Nobre da Câmara Municipal. De iniciativa do vereador licenciado Laércio Benko (PHS), a cerimônia teve o objetivo de reconhecer os serviços prestados à sociedade pelas lojas maçônicas.
A maçonaria é uma sociedade de caráter universal de origem francesa, cujos membros cultivam valores humanísticos e o aperfeiçoamento intelectual, baseados nos princípios da liberdade, igualdade e fraternidade. Existem aproximadamente 5,5 milhões de integrantes em todo mundo. No Brasil, há aproximadamente 100 mil maçons regulares, destes, 23 mil estão no estado de São Paulo.
A Semana do Maçom foi instituída através da Lei Estadual 11.623, sancionada em 2004, e é comemorada anualmente próxima ao Dia do Maçom (20 de agosto). Na Câmara, a data foi celebrada com homenagens às lojas maçônicas do município que se destacaram em atividades culturais, sociais e filantrópicas.
As lojas receberam um diploma de reconhecimento aos serviços prestados. Entre elas, a Loja Simbólica Força, Lealdade e Perseverança, nº 319 da GLESP (Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo), foi reconhecida por suas atividades realizadas na região do Carandiru, zona norte da capital. O Venerável Mestre da loja, Duilio Martini Filho, disse ter ficado emocionado com a condecoração. “Para mim é uma honra, porque esta Casa é uma Casa do Povo. Então, ser reconhecida a nossa loja e eu estar neste ano, felizmente, presidindo, para mim é uma honra. Porque estou sendo reconhecido não por um único vereador, mas reconhecido pela Casa do Povo”, disse.
“É muito importante a homenagem que a Câmara Municipal de São Paulo faz à Maçonaria no Dia do Maçon. Em nome do Grande Oriente de São Paulo e do Grande Oriente do Brasil, nós agradecemos todos os vereadores que se empenharam nesta homenagem”, agradeceu o Coronel Antônio Carlos Mendes, chefe de gabinete e representante do Grão Mestre do Grande Oriente de São Paulo, Benedito Marques Ballouk Filho.