pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Solenidade comemora Dia do Conselheiro Tutelar

17 de novembro de 2017 - 10:30
André Bueno/CMSP

Encontro em comemoração ao Dia do Conselheiro Tutelar no auditório Prestes Maia

NAYARA COSTA
DA TV CÂMARA

Atualmente o Brasil conta com cerca de 30 mil conselheiros tutelares em todas as regiões. O dia desses profissionais, 18 de novembro, foi lembrado com uma solenidade realizada na Câmara Municipal, nesta quinta-feira (16/11).

O papel do conselheiro tutelar é garantir os direitos de crianças e adolescentes em situações de violação como maus-tratos, violência sexual e trabalho infantil. A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Solanje Agda da Cruz, lembrou que  além do trabalho de atendimento, o órgão também  é responsável por atividades como a  destinação das verbas do Fumcad (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente).

“Hoje o Fundo tem 200 milhões. São feitos os editais e as organizações entram com os projetos. O Conselho é responsável por analisar e dar a anuência.”

São Paulo tem hoje 260 conselheiros tutelares e outros 260 suplentes. Durante a solenidade esses profissionais defenderam que, muito mais do que comemoração, essas datas servem para lembrar a importância desse trabalho e a necessidade de melhorias no sistema.

“Eu falo que muitas vezes o Conselho Tutelar está jogado. Você não vê propaganda falando do conselho tutelar, não vê a real situação, mostrando o que é o Conselho Tutelar, que ele está lá para garantir o direito. Ele não tutela a criança e o adolescente em si, ele tutela o direito daquela criança, disse a conselheira tutelar”, Fernanda de Abreu da Silva.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar