pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Solenidade encerra 8ª Semana de Incentivo ao Estudo e à Leitura

Por: MARIANE MANSUIDO - DA REDAÇÃO

12 de abril de 2019 - 18:43

Fotos: André Moura / CMSP

Solenidade de encerramento 8ª Semana de Incentivo ao Estudo e à Leitura (12/4)

A Câmara Municipal de São Paulo realizou, nesta sexta-feira (12/4), a cerimônia de encerramento da 8ª edição da Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura. O evento faz parte do calendário oficial da cidade, com uma programação diversificada que busca estimular a prática da leitura e da escrita nas escolas municipais da cidade.

Dezenas de alunos estiveram presentes à solenidade, que contou com uma série de apresentações artísticas, com batalha de rimas, apresentação musical e intervenções literárias.

Gustavo Lima, 12 anos

Gustavo Lima, 12 anos, recitou um poema do escritor curitibano Paulo Leminski (1944-1989), cuja obra ele conheceu durante a 8ª Semana de Incentivo ao Estudo e à Leitura. “Eu estudei sobre ele e acabei gostando do que ele escreve. Consegui melhorar minha leitura e minha escrita também”, contou Gustavo, estudante do 6º ano na EMEF Desembargador Achilles de Oliveira Ribeiro, na zona leste da capital.

“Tem muitas crianças que ainda não sabem o que é literatura, mas na nossa escola tivemos o incentivo para ler mais e conhecer grandes autores”, disse Luis Henrique de Sousa, 13 anos, estudante da EMEF Dias Gomes, também na zona Leste.

Lavínia Aisar e Luis Henrique

Luis Henrique fez uma apresentação musical, ao lado da colega Lavínia Aisar. “A nossa escola foca nisso: ajudar os jovens de hoje a ter mais contato com a leitura. Eu aprendi muita coisa essa semana”, afirmou Lavínia, 14 anos.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Alê Youssef, que participou da cerimônia, conectar os paulistanos aos livros é um desafio. “Além do pouco hábito de leitura, o entretenimento do mundo digital nos impõe um enorme desafio. Este ano, resolvemos utilizar as criações que a periferia de São Paulo desenvolveu para a difusão literária, como os saraus e os slams [competições poéticas]”, explicou Youssef. De acordo com o secretário, essa foi uma das formas de aproximar os jovens das bibliotecas municipais, que receberam várias dessas competições.

O evento, que ocorreu de 8 a 12/4, foi instituído pela Lei 14.999/2009, de autoria do vereador Eliseu Gabriel (PSB), e acontece sempre na segunda semana de abril.

“É uma programação para sensibilizar toda a população de que a leitura é fundamental. Se não desenvolvermos esse hábito, não há como prosperar na educação”, declarou o vereador.

Eliseu Gabriel também destacou o sucesso desta edição, que percorreu vários roteiros na cidade. “Além das escolas, a programação se estendeu às bibliotecas e parques municipais. Dessa forma, conseguimos incluir pais e mães nas atividades”, acrescentou.

As produções textuais e artísticas dos alunos, realizadas durante a Semana de Incentivo ao Estudo e à Leitura, como os poemas, contos e desenhos, serão coletados para a edição de um livro intitulado “Descobrir-se Autor”.

A publicação também faz parte da Semana de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura, com previsão de lançamento nos próximos meses, na Câmara Municipal.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar