A Câmara Municipal de São Paulo realizou, nesta sexta-feira (12/4), a cerimônia de encerramento da 8ª edição da Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura. O evento faz parte do calendário oficial da cidade, com uma programação diversificada que busca estimular a prática da leitura e da escrita nas escolas municipais da cidade.
Dezenas de alunos estiveram presentes à solenidade, que contou com uma série de apresentações artísticas, com batalha de rimas, apresentação musical e intervenções literárias.
Gustavo Lima, 12 anos, recitou um poema do escritor curitibano Paulo Leminski (1944-1989), cuja obra ele conheceu durante a 8ª Semana de Incentivo ao Estudo e à Leitura. “Eu estudei sobre ele e acabei gostando do que ele escreve. Consegui melhorar minha leitura e minha escrita também”, contou Gustavo, estudante do 6º ano na EMEF Desembargador Achilles de Oliveira Ribeiro, na zona leste da capital.
“Tem muitas crianças que ainda não sabem o que é literatura, mas na nossa escola tivemos o incentivo para ler mais e conhecer grandes autores”, disse Luis Henrique de Sousa, 13 anos, estudante da EMEF Dias Gomes, também na zona Leste.
Luis Henrique fez uma apresentação musical, ao lado da colega Lavínia Aisar. “A nossa escola foca nisso: ajudar os jovens de hoje a ter mais contato com a leitura. Eu aprendi muita coisa essa semana”, afirmou Lavínia, 14 anos.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Alê Youssef, que participou da cerimônia, conectar os paulistanos aos livros é um desafio. “Além do pouco hábito de leitura, o entretenimento do mundo digital nos impõe um enorme desafio. Este ano, resolvemos utilizar as criações que a periferia de São Paulo desenvolveu para a difusão literária, como os saraus e os slams [competições poéticas]”, explicou Youssef. De acordo com o secretário, essa foi uma das formas de aproximar os jovens das bibliotecas municipais, que receberam várias dessas competições.
O evento, que ocorreu de 8 a 12/4, foi instituído pela Lei 14.999/2009, de autoria do vereador Eliseu Gabriel (PSB), e acontece sempre na segunda semana de abril.
“É uma programação para sensibilizar toda a população de que a leitura é fundamental. Se não desenvolvermos esse hábito, não há como prosperar na educação”, declarou o vereador.
Eliseu Gabriel também destacou o sucesso desta edição, que percorreu vários roteiros na cidade. “Além das escolas, a programação se estendeu às bibliotecas e parques municipais. Dessa forma, conseguimos incluir pais e mães nas atividades”, acrescentou.
As produções textuais e artísticas dos alunos, realizadas durante a Semana de Incentivo ao Estudo e à Leitura, como os poemas, contos e desenhos, serão coletados para a edição de um livro intitulado “Descobrir-se Autor”.
A publicação também faz parte da Semana de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura, com previsão de lançamento nos próximos meses, na Câmara Municipal.