Em homenagem aos 80 anos de fundação da Casa de Portugal de São Paulo, foram realizadas diversas atividades durante todo o ano. Nesta sexta-feira (29/4), a celebração do dia 25 de Abril – data em que se comemora a Revolução dos Cravos pelo povo português – marcou o encerrando as comemorações da fundação da Casa que representa a consolidação da comunidade luso-brasileira na Capital.
No evento, o vereador Paulo Fiorilo (PT) apresentou o Projeto de Lei 547/2015, de sua iniciativa e com a coautoria de outros vereadores, que visa criar a Semana da Cultura Portuguesa nos Centros Educacionais Unificados (CEUs).
“A ideia é que a cultura portuguesa possa ser difundida nas instituições de educação de São Paulo. Discutindo cultura, culinária, história e fazendo com que o legado português possa ser propagado para os brasileiros, até pela importância e relação que existe entre nossas nações. É uma oportunidade de implementar mais uma alternativa cultural na cidade de São Paulo”, explicou o vereador.
Fundada em 1935, a Casa de Portugal foi criada para ser uma instituição de apoio ao povo português, e logo passou a ser considerada uma “Casa Mãe”, devido sua oferta de serviços assistenciais e sociais e atuação na defesa da língua lusitana. Além disso, é referência na área cultural e possui patrimônio histórico que ressalta e preserva a tradição e os valores culturais da comunidade portuguesa no Brasil.
“Essa Casa representa muito para cidade, temos aqui duas bibliotecas com total de quase 40 mil volumes, a realização de bailes tradicionais famosos e grandes eventos culturais livres. É um lugar que está no coração da cidade e representa muito para nosso povo. No fim, a Casa é de Portugal, mas é mais de São Paulo do que de Portugal”, ressaltou o presidente da instituição, António dos Ramos.
A cerimônia contou com a presença do Cônsul Geral de Portugal em São Paulo, Paulo Jorge Lopes Lourenço, e do deputado estadual Zico Prado (PT), entre diversos representantes de instituições e comunidades luso-brasileiras.
quando jovem ia muito em bailes de formatura la
minha irma e mae sao portuguesa a muito anos atraz se nao foce o consul portugues e a casa de portugal nao tinha tirado os doc. pra ficar legal no brasil