O aniversário do bairro do Belém, bairro da zona Leste de São Paulo, foi comemorado nesta sexta-feira em sessão solene realizada n o Sindicato dos Mestres e Contramestres da Indústria de Fiação e Tecelagem do Estado de São Paulo, na rua Júlio Castilho, por iniciativa do vereador Toninho Paiva (PR).
O Belém era conhecido dos paulistanos lá pelos idos de 1880 devido à sua altitude, ao ar puro, aos vastos pomares e às grandes árvores. O nome do lugar vem da fé católica dos moradores: uma homenagem a São José do Belém. A paróquia de São José do Belém foi criada em 14 de julho de 1897, desmembrada da do Bom Jesus do Brás. Em 26 de junho de 1899 foi criado o distrito de paz do Belenzinho, desmembrado também do Brás.
Por volta de 1910, chegaram ao Belém as primeiras indústrias que eram fábricas de vidro. Em seguida, algumas tecelagens começaram a se instalar nas imediações.
Durante o evento, o vereador prestou homenagem a pessoas e entidades que participaram da história e desenvolvimento do bairro.
(29/06/2012 21h)