Nesta segunda-feira (23/5), a Câmara Municipal sediará mais uma etapa do SP 2030 — ciclo de seminários que vai debater as questões e desafios da cidade nos próximos 15 anos, a fim de que se tenha uma cidade mais humana, inovadora, desenvolvida social e economicamente, além de ambientalmente sustentável. O evento é promovido pela Escola do Parlamento.
Neste terceiro encontro será abordado o tema “SP Menos Desigual”, que tem enfoque nas desigualdades sociais, sob a perspectiva de transporte e locomoção, distribuição dos empregos (mapa da vulnerabilidade social) e educação — todos com recorte de cor e gênero.
Vera Masagão Ribeiro, graduada em Letras pela USP e Doutora em Educação pela PUC- SP e coordenadora de programas da Ação Educativa —organização não governamental que atua em assessoria, pesquisa e informação visando a defesa de direitos educacionais e da juventude —será uma das convidadas do seminário e trará ao fórum a discussão em torno da qualidade de ensino nos centros periféricos.
“É preciso combater o déficit na qualidade de ensino, especialmente em locais mais periféricos, de uma forma específica. Existem políticas universais, mas se a meta é ter resultados políticos e minimizar as desigualdades, é preciso olhar para cada realidade”, afirmou.
Já o professor de ciência política da USP, Eduardo Cesar Leão Marques, também estará presente ao seminário. No entanto, sua abordagem sobre desigualdade social vai trafegar num campo mais abrangente. “A ideia da minha participação é discutir os padrões de desigualdade na metrópole em período recente e o papel das políticas públicas no seu enfrentamento”, afirmou.
Além deles também estará presente o Padre Jaime Crowe, da Sociedade Santos Mártires. O seminário acontecerá no plenário 1º de Maio da Câmara Municipal, das 15h às 18h.
SERVIÇO:
SP 2030 – SP Menos Desigual
Local – Plenário 1º de Maio
Horário – Das 15 às 18h
Endereço – Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista