O secretário municipal de São Paulo, Gabriel Chalita, afirmou nesta quarta-feira (22/4) que a prefeitura deve entregar até o meio do ano que vem 100 novas creches para ajudar a resolver o déficit de vagas para crianças de zero a três anos. O representante do Executivo, que participou da reunião da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara, também garantiu que será aberto concurso público para contratar novos profissionais.
“Temos mais de 100 mil crianças que não estão nas creches e para ajudar a resolver esse problema vamos inaugurar as novas instituições, ampliar os convênios e fazer parcerias com a iniciativa privada”, explicou Chalita. De acordo com ele, o objetivo da prefeitura é resolver o déficit nas escolas até o final do próximo ano. “Melhorar a educação é melhorar todo o restante”, acrescentou.
Durante sua participação na reunião da Comissão de Educação, Chalita também falou sobre a importância da valorização dos professores. “Estamos promovendo medidas concretas para essa valorização, como a discussão envolvendo os poderes municipal, estadual e federal, a sociedade e profissionais da educação. Isso é necessário porque os professores são os grandes responsáveis pelo processo do conhecimento. Estamos trabalhando com formação continuada e discutindo políticas salariais”, sinalizou.
O secretário adiantou que a prefeitura deve abrir ainda neste ano concurso público para contratar novos profissionais. “Teremos vagas para professores, diretores e supervisores”, afirmou.
Para o vice-presidente do colegiado, vereador Toninho Vespoli (PSOL), é fundamental que os parlamentares conheçam quais são as ações da pasta. “A vinda de Chalita foi muito importante para entender quais são as concepções da Secretaria e de que forma elas serão implementadas”, declarou. No entanto, Vespoli mostrou-se preocupado com as creches. “Que todas crianças devem estar nas cheches todos sabemos. Mas as instituições conveniadas e indiretas devem oferecer o mesmo padrão que as diretas”, disse.
vamos checar se essa ideia de 100 nova unidades vingara pois chalita tambem é um politico, mas não vê que sem a visao empresarial o governo nao conseguira realizar essa ideia….ideia é facil..todo mundo tem…..vamos passar a EXECUTAR…..tornar realidade ……….
Estou me questionando será q é so promessas do secretario? Estou torcendo p seja verdade, vai surgir muitas vagas, aproveita secretario e chama o pessoal q passaram no 2010 , inclusive eu.
Sozinho, o poder público não responde a essa enorme demanda. As Conveniadas representam importante papel para garantir esse direito…..”educação para todos”‼ Criterios Supervisão e Acompanhamento garantem tudo isso.