A certificação que garante a sustentabilidade nas construções pode passar a fazer parte das licitações em São Paulo. Um Projeto de Lei do vereador Floriano Pesaro (PSDB), que exige o cumprimento com as normas internacionais na construção, reforma e manutenção de edifícios pelos órgãos da administração direta e indireta.
A principal preocupação do projeto é garantir que a construção, reforma e manutenção de edifícios respeite o meio ambiente. Deste modo, haverá economia de energia, água, luz, entre outras, consta no texto do PL 56/2012. O projeto estabelece o certificado LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) como orientação geral. Criado pelo U.S. Green Building Council, é o selo de maior reconhecimento internacional e o mais utilizado em todo o mundo, inclusive no Brasil.
O selo é uma garantia de origem que serve para orientar o comprador na escolha do material adequado, diferenciado e com valor agregado, e ao mesmo tempo permite ao consumidor consciente a opção de obter materiais de construção e projetos que não degradem o meio ambiente e contribuem para o desenvolvimento socioeconômico da cidade, diz o projeto.
Luiz França/CMSP
(28/8/2013 – 13h39)