pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

SP precisa de delegacia especializada em proteção à criança

20 de junho de 2013 - 17:12

Categorias

(Luiz França/CMSP)
CRIANCA-ADOL-2062013-Franca-02498-72-ABRE

A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e da Juventude da Câmara Municipal enviará ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, uma moção para que a capital paulista tenha uma delegacia especializada de proteção à criança e ao adolescente.

A necessidade de uma instituição como essa foi discutida nesta quinta-feira  (20/6) durante a reunião do colegiado que contou com a participação da coordenadora da Comissão Permanente dos Conselhos Tutelares, Rudnéia Alves Arantes. De acordo com ela, como faltam abrigos para crianças e adolescentes, alguns passam noites em delegacias. Em algumas situações, temos que procurar uma delegacia convencional para denunciar abuso ou violência. No entanto, alguns jovens, por não terem para onde serem encaminhados, acabam até dormindo nesses lugares, disse.

Para o presidente do colegiado, vereador George Hato (PMDB), essa delegacia é fundamental para garantia de direitos. A comissão enviará ao governador uma moção para que ele saiba da necessidade de São Paulo ter uma delegacia com esse sentido, adiantou.

Ainda durante a reunião, Rudnéia pontuou os principais desafios que os conselheiros enfrentam e falou da necessidade de um diálogo com o Executivo. Nossas crianças e adolescentes precisam de políticas públicas eficientes para não serem encaminhadas de um equipamento social para outro, precisamos pensar naqueles que estão em situação de rua, são muitos os problemas e nada está sendo feito. Além disso, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) deveria criar locais com plantão 24 horas, pois os problemas podem acontecer em qualquer hora do dia, afirmou.

A Comissão aprovou o requerimento para que a secretária da SMADS, Luciana Temer, venha até à Câmara para debater os problemas apresentados pela coordenadora Rudnéia. Faltam abrigos para acolher menores vítimas de violência e os que estão nas ruas, por isso, vamos convidar a Secretaria e apresentar as sugestões dos vereadores e conselheiros tutelares para que crianças e adolescentes tenham uma melhor qualidade de vida, sinalizou.

(20/6/2013 – 13h58)

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar