pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

SP recebe mais 2 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 prontas para aplicação

Por: KAMILA MARINHO - HOME OFFICE

12 de agosto de 2021 - 19:07

O Governo de São Paulo recebeu mais 2 milhões de doses prontas para aplicação da vacina Coronavac. O lote, enviado pela biofarmacêutica chinesa Sinovac, chegou em um avião por volta das 21h no Aeroporto Internacional de Guarulhos na noite desta quarta-feira (11/8).

Segundo o Governo estadual, a chegada de vacinas prontas dá mais agilidade à campanha de vacinação não apenas em São Paulo, mas em todo o Brasil. Isso porque a produção envolve processos de envase, rotulagem, embalagem e um rigoroso controle de qualidade antes do fornecimento das vacinas ao Ministério da Saúde.

Em julho, foram entregues mais de 10 milhões de doses do imunizante, que são referentes à produção de um lote processado a partir dos 6 mil litros de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo), recebidos no dia 26 de junho. A matéria-prima foi envasada no complexo fabril do Butantan, na zona Oeste da cidade de São Paulo, e passou por etapas como embalagem, rotulagem e controle de qualidade das doses.

Mais sobre o novo coronavírus 1

Segundo dados mais recentes sobre a pandemia do novo coronavírus publicados pela Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, até quarta-feira (11/8), a capital paulista contabilizava 35.876 vítimas da Covid-19. Havia, ainda, 1.376.682 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus.

Abaixo, gráfico detalhado sobre os índices da Covid-19 na cidade de São Paulo.

Prefeitura de SP

Em relação ao sistema público de saúde da região metropolitana de São Paulo, a atualização mais recente destaca que, nesta quinta (12/8), a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados a pacientes com Covid-19 é de 42,7%.

Considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e autoridades sanitárias a principal forma de contenção da pandemia do novo coronavírus, o isolamento social na cidade de São Paulo, nesta quarta (11/8), foi de 37%.

Os dados são do Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, que utiliza dados fornecidos por empresas de telefonia para medir o deslocamento da população e a adesão às medidas estabelecidas pela quarentena no Estado.

Mais sobre o coronavírus 2

O Ministério da Saúde informou nesta quarta (11/8) que, pela primeira vez neste ano, os Estados registraram índices de até 80% de ocupação de leitos de UTI (Unidade De Terapia Intensiva) e de enfermaria, exclusivos para pacientes com Covid-19. O número não era atingido desde novembro de 2020.

Na avaliação do Ministério, o índice de ocupação menor de 80% significa que a rede hospitalar dos Estados está menos sobrecarregada e com menos casos graves ou gravíssimos de Covid-19.

Mais de 108 milhões de brasileiros foram vacinados com a primeira dose, número equivalente a 68% da população acima de 18 anos, e 43,5 milhões tomaram duas doses ou vacina de dose única.

Ações do município

A Secretaria Municipal da Saúde informou nesta quinta-feira (12/8), que já aplicou 11.573.255 de doses dos imunizantes contra a Covid-19. Desse total, 8.077.112 são de primeira dose, 3.179.039 de segunda dose e 317.104 da vacina com de única.

Nesta quinta, a Campanha de Vacinação iniciou a imunização de moradores da cidade de São Paulo com 23 anos. A secretaria estima imunizar 146 mil pessoas com esta idade.

Embora o foco da vacinação seja o novo grupo prioritário, os integrantes dos grupos abertos em etapas anteriores que ainda não se vacinaram com a primeira dose ou já estão elegíveis à segunda também podem aproveitar a oportunidade.

Para se vacinar, basta procurar uma das 468 Unidades Básicas de Saúde e 82 Assistências Médicas Ambulatoriais Integradas da capital, que funcionam das 7h às 19h, ou ainda os 21 mega postos com acesso a pedestres, os 21 drive-thrus e rede de farmácias parceiras, no período das 8h às 17h. A lista completa de postos abertos na capital, podem ser encontradas na página Vacina Sampa.

É obrigatório apresentar documentos pessoais de identificação, preferencialmente CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), além de um comprovante de residência impresso ou digital no município de São Paulo. Se estiver em nome de outra pessoa, é necessário comprovar o parentesco ou união estável com documentos.

O preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já agiliza o tempo de atendimento. É só acessar a plataforma e fornecer alguns dados como nome completo, CPF, endereço, telefone e data de nascimento.

Além disso, o site De Olho na Fila mostra como está a movimentação de pessoas nos postos de vacinação, com objetivo de evitar aglomerações e filas de espera e quais imunizantes estão disponíveis para segunda dose.

 

*Ouça aqui a versão podcast do boletim Coronavírus desta quinta-feira

*Este conteúdo e outros conteúdos especiais podem ser conferidos no hotsite Coronavírus

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar