De acordo com o IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal), São Paulo é a segunda capital com maior desenvolvimento humano do país. A capital paulista havia caído para terceira posição na última edição do ranking, mas recuperou a posição este ano, alcançando um IFDM de 0,864. Em primeiro lugar está Curitiba, com um índice de 0,868.
A informação consta na última edição do Indicador Metropolitano, boletim elaborado pela CTEO (Consultoria Técnica de Economia e Orçamento) da Câmara.
O IFDM é um indicador criado pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) para acompanhar o desenvolvimento dos municípios brasileiros em três áreas: renda, educação e saúde. A edição 2014 avaliou os municípios a partir dos dados de 2011, disponibilizados pelo Ministério do Trabalho, Educação e Saúde.
O estado de São Paulo é o que tem mais cidades posicionadas no ranking, com 130 municípios entre os 500 mais bem avaliados. No âmbito nacional, o Brasil obteve um IFDM de 0,719, o que o classifica como um país de desenvolvimento moderado. (Da Redação)
(02/07/2014 – 15h06)