pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

SP 2030: transporte público é um dos maiores desafios para São Paulo

Por: - DA REDAÇÃO

19 de março de 2016 - 15:01

Categorias

A cidade de São Paulo tem uma população de mais de 10 milhões de habitantes. Se somarmos toda a região metropolitana, esse número salta para 17 milhões. Somente o sistema de ônibus da capital transporta diariamente cerca de 6 milhões de passageiros, sem contar Metrô e CPTM, que juntos somam mais 3,5 milhões de passageiros/dia, segundo dados da SPTrans.

Repensar o transporte público é um desafio, mas é consenso entre especialistas e representantes da sociedade que essa é uma discussão inadiável.

Uma pesquisa da Rede Nossa São Paulo em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), de setembro de 2015, mostra que o tempo médio para realizar os deslocamentos diários na cidade caiu de duas horas e quarenta e seis minutos, em 2014, para duas horas e trinta e oito minutos.

Sancionado em 2014 pelo prefeito Fernando Haddad (PT), o Plano Diretor Estratégico, conjunto de medidas que norteiam o desenvolvimento da cidade, prevê que haja uma integração maior entre os modais de transporte, como metrô, ônibus e trens. Além disso, ressalta a importância de aproximar a moradia e o emprego, facilitando o deslocamento e aliviando linhas saturadas no transporte público.

A Lei de revisão do Zoneamento, aprovada na Câmara em fevereiro, prevê adensamento de moradias próximas aos modais de transporte, em uma tentativa de diminuir o tempo de deslocamento das pessoas para seus locais de trabalho.

Segundo o engenheiro civil especialista em transporte Humberto Pullin, existem três fatores que devem ser considerados para se ter um transporte público de qualidade (ônibus): acessibilidade, fluidez e conforto.

De acordo com ele, não é o que ocorre em São Paulo há muitas décadas. “O problema que temos hoje com os ônibus da capital não são por conta de falta de linhas. Precisamos a curto prazo, para amenizar as dificuldades, de um redesenho delas e uma melhor integração com outros modais”, complementou.

SP Cidade em Movimento será o primeiro tema a ser abordado por especialistas nesta segunda-feira, durante o SP 2030, ciclo de seminários que pretende discutir os desafios da cidade nos próximos 15 anos, realizado pela Câmara Municipal, em parceria com a Escola do Parlamento, a partir das 15h.

Participarão do encontro desta segunda os professores Ciro Biderman (FGV e Secretaria Municipal de Transportes) e a consultora em mobilidade ativa Meli Malatesta. Foram convidados também dois debatedores: José Jailson da Silva, do Fórum Viva Fundão do M’Boi Mirim e Victor Callil, do Cebrap.

Veja as datas e os temas dos outros seminários:

25/04 – SP Cidade do Conhecimento (sobre conhecimento e inovação)
23/05 – SP Menos Desigual (sobre desigualdades sociais)
20/06 – SP Cidade Sustentável (crescimento sustentável)
04/07 – SP Megacidade (governança metropolitana)

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas clicando aqui

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar