Marcelo Ximenez/CMSP
A Câmara Municipal de São Paulo contará com uma subcomissão para analisar a legislação referente ao credenciamento por parte da prefeitura de associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Um requerimento nesse sentido foi apresentado pelo vereador Juscelino Gadelha (PSDB) e aprovado nesta quarta-feira em reunião ordinária da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente.
Como proponente da subcomissão, Gadelha presidirá os trabalhos. O vereador Ítalo Cardoso (PT), que pediu para integrar o grupo, comentou que o principal objetivo será questionar qual o critério para credenciamento dessas cooperativas.
“Existe uma burocracia, uma dificuldade que ninguém entende. Enquanto isso, a cidade tem milhares de pessoas que vivem dessa coleta, que vivem de reciclagem, mas a prefeitura só reconhece 800 catadores. A diferença é que aquele que é credenciado chega a ganhar R$ 1.200 por mês, enquanto os não credenciados, que trabalham o mesmo tanto ou mais, tiram apenas R$ 400”, afirmou Ítalo.
Na reunião desta quarta-feira, a comissão também aprovou outro requerimento de Gadelha para que seja expedido ofício à administração municipal pedindo esforços no sentido de agilizar a construção dos galpões de coleta seletiva na capital.
O assunto foi tema de audiência pública na semana passada, e os vereadores questionaram a demora na implantação desses centros de triagem.
(11/05/2011 – 16h35)