A necessidade de se retomar a inspeção veicular em São Paulo foi discutida nesta terça-feira (20/10) durante a reunião da Subcomissão instalada pela Comissão Finanças e Orçamento para estudar os motivos de a fiscalização não ter voltado a funcionar no município.
A inspeção deixou de ser feita no primeiro ano da gestão do prefeito Fernando Haddad. No entanto, a fiscalização acabou sendo feita até o início do ano passado por conta de uma liminar obtida pela Controlar – empresa que era responsável pelo serviço.
“Essa política é fundamental porque ajuda o poder público a monitorar e garantir a qualidade dos veículos”, explicou o secretário adjunto do Verde e Meio Ambiente, Romildo Campello.
No entanto, o projeto da nova inspeção veicular está suspenso há mais de um ano após o prefeito Fernando Haddad ter lançado o edital da licitação para contratar as empresas que deveriam realizar o serviço. O Tribunal de Contas e o Ministério Público contestaram a volta da fiscalização.
“O edital está sob-júdice de legalidade. Mas é importante que a inspeção veicular seja feita em todo o estado de São Paulo, porque muitos veículos vêm para a capital e causam o impacto ambiental. É necessário garantir a qualidade do ar”, acrescentou Campello.
Para o presidente da subcomissão, vereador Adilson Amadeu (PTB), é necessário que a discussão seja realizada e que a inspeção veicular seja retomada. “A inspeção veicular está parada há tanto tempo e enquanto isso carros e caminhões continuam soltando fumaça e poluindo o meio ambiente”, disse.