A Subcomissão de Juventude, vinculada à Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo, realizou nesta quarta-feira (22/5) uma reunião de trabalho para discutir iniciativas de ensino e formação para surdos na capital.
Para tal, os vereadores receberam Renato Gerônymo, representante do Ministério com Surdos Mãos Consagradas, grupo de surdos da Assembleia de Deus Ministério Belém voltado ao ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais), que apresentou um histórico das ações voltadas aos surdos na igreja e como se deu a formação do Mãos Consagradas.
Gerônymo ainda apontou as principais dificuldades mapeadas pelo grupo em relação aos surdos. “Os surdos têm grande dificuldade em língua portuguesa, têm uma grande dificuldade na comunicação em língua portuguesa. E isso é um fator que tem atrapalhado na vida profissional, tem atrapalhado no desenvolvimento dele, no emprego, na geração de riquezas para a vida do surdo. Isso tem gerado grandes problemas. Por isso eu entendo que políticas públicas precisam ser feitas aos surdos”, destacou.
Os trabalhos, que podem ser conferidos na íntegra neste link, foram conduzidos pelo presidente da Subcomissão de Juventude, vereador Isac Félix (PL) e contaram também com a relatora, vereadora Rute Costa (PL), e o vice-presidente do colegiado, vereador Rinaldi Diglio (UNIÃO). Além deles, acompanharam a reunião os vereadores Jair Tatto (PT), João Ananias (PT) e Roberto Tripoli (PV).