A Subcomissão de Juventude, ligada à Comissão de Finanças e Orçamento, realizou uma reunião nesta quarta-feira (24/5) com representantes de secretarias municipais e a AMIS (Associação Morumbi de Integração Social), organização da sociedade civil que atende crianças e jovens vulneráveis de escolas públicas, de 5 a 17 anos da zona sul da capital, promovendo programas assistenciais, integração profissional, cultura e esporte.
Jovens atendidos pela AMIS fizeram apresentações de balé clássico e orquestra na reunião. A organização começou a atuar em 1982 e tem cobertura nas regiões do Campo Limpo, Capão Redondo, Vila Andrade e mais 24 comunidades ao redor. De acordo com a gestora, Ester Leão, há 150 crianças no judô, 100 no futsal, 187 na orquestra, 200 no coral e 230 no balé, além disso 456 famílias recebem apoio do núcleo de assistência social.
“A periferia tem muito talento, mas nós precisamos de pessoas que apostem e invistam nos talentos. Acreditamos em superação e transformação de vidas, por isso é importante que a organização pense no futuro para que o jovem se torne um protagonista e seja um multiplicador”, afirmou Ester.
O estudante Antonio Cesar Pereira Melo, 19 anos, frequentou os projetos da AMIS de 8 a 17 anos e contou o quanto isso foi decisivo para chegar à faculdade. “Entrei fazendo judô, esporte que pratico há 11 anos e estou na faixa marrom. Fui bolsista da Porto Seguro desde o Ensino Fundamental até o ano passado e neste ano entrei na ESPM com 100% de bolsa onde curso Sistema de Informação”, detalhou.
O presidente do colegiado, vereador Isac Félix (PL), destacou o importante papel das organizações sociais no complemento das políticas públicas para alcançar um número maior de jovens. “Achei surpreendente porque vemos o resultado na prática, com essa orquestra e as bailarinas da AMIS e é possível o Poder Público se envolver mais com ações para jovens, adolescentes e crianças em todas as áreas, como esporte, cultura, educação e profissionalização”. O relator, vereador Rinaldi Digilio (UNIÃO) parabenizou a organização pelo trabalho. “Que a boa mão de Deus continue abençoando porque o esporte, assim como a arte e a música transforma o indivíduo”.
Thiago de Oliveira Santos, assessor parlamentar da Secretaria Municipal de Educação, falou sobre alguns projetos da pasta relacionados à juventude. “A Educação em si tem tido muitos projetos. No ano passado, completamos 100 anos da primeira Festa Literária e uma das novidades foi a Festa Literária nos CEUs com a apresentação de saraus, troca de livros e apresentações das comunidades. Gostaria de mencionar a Imprensa Jovem, projeto que acontece desde 2005 e tem proporcionado para os alunos um desenvolvimento crítico”, relatou.
O coordenador de Políticas para a Juventude da SMDHC (Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania), Ramirez Tosta, anunciou que haverá a primeira formatura do projeto Meu Trampo na próxima segunda-feira (29/5) na Prefeitura às 9h. “Será a formatura de mil jovens empreendedores que se formaram nas periferias da cidade, é uma alegria muito grande ver a vida deles se transformando pouco a pouco”.
A Subcomissão de Juventude aprovou três requerimentos de convites resumidos abaixo:
Requerimento do vereador Rinaldi Digilio (UNIÃO)
Convite a Gilberto Alvares, diretor do Cursinho da Poli e Presidente da Fundação PoliSaber, para que compareça à Subcomissão com a finalidade de enriquecer os trabalhos, na próxima reunião ordinária da Subcomissão de Juventude.
Requerimento do vereador Rinaldi Digilio (UNIÃO)
Convite ao Rodrigo, diretor do Instituto Locomotiva e Leandro Bezerra Silva, do Instituto Karatê Hebi-Kai para que compareçam à reunião e colaborem com a Subcomissão de Juventude.
Requerimento do vereador Isac Félix (PL)
Convite ao coordenador da Ação Fundo Territórios Transformadores, Nilton Clécio, para que compareça à reunião ordinária da Subcomissão de Juventude do dia 7/6 e colabore para enriquecer os trabalhos.
Para assistir à reunião, clique no vídeo abaixo: