A Subcomissão de Juventude, que é vinculada à Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo, reuniu-se nesta quarta-feira (19/6) para debater as atividades de voluntariado para recuperação de dependentes químicos realizadas pelo Projeto Casa de Oração Eis-Me Aqui. A reunião contou com a presença de Alexandre Barbosa, coordenador presidente do projeto, e foi conduzida pelo presidente do colegiado, vereador Isac Félix (PL).
Sediada em São Vicente, no litoral paulista, o Casa de Oração Eis-Me Aqui é uma iniciativa dedicada à recuperação de dependentes químicos, abordando aspectos físicos, mentais, espirituais e comportamentais. O projeto, que também atua na cidade de São Paulo, acolhe indivíduos de todos os Estados do Brasil e também oferece suporte às famílias dos dependentes.
“A reunião de hoje focou no combate às drogas na cidade de São Paulo e na observação das ações do Poder Público nesse sentido. É muito fácil fechar a Praça Princesa Isabel e algumas outras praças da cidade, empurrando essas pessoas para as periferias. Hoje, recebemos alguém que trabalha com esses jovens de forma praticamente voluntária, sem auxílio do Poder Público ou de empresários. A cidade de São Paulo precisa se preocupar muito com a questão das drogas, oferecendo mais oportunidades para os jovens. Quais são as oportunidades de estudo e trabalho? Como estão as famílias desses jovens? Quais são os locais onde o Poder Público oferece ajuda para quem quer se internar? Não existem!”, disse o vereador Isac Félix.
O projeto inclui cursos profissionalizantes, com os internos passando por um tratamento de seis meses em clínica, seguido por capacitação profissional nas empresas de serralheria e construção civil de propriedade de Alexandre Barbosa. Esta abordagem visa facilitar a inserção dos recuperandos no mercado de trabalho.
Trabalho comunitário
O projeto também implementa mapeamento emocional e terapia de inteligência emocional, com aplicações no sistema prisional. Este enfoque busca oferecer suporte emocional para detentos, visando à sua reintegração social.
“A casa resgata pessoas em situação de rua e dependentes químicos, ajudando no tratamento físico, espiritual, emocional, comportamental e social. Essa casa de oração recupera muita gente. Eu também fui dependente e consegui me recuperar, junto com minha esposa. Então, quis passar essa oportunidade para outras pessoas, mostrando que é possível sair das drogas e ter vida depois delas. De 10, 4 pessoas conseguem se recuperar”, disse Alexandre Barbosa.
A reunião, que pode ser assistida na íntegra no vídeo abaixo, contou com a presença dos vereadores Rinaldi Digilio (UNIÃO), Rute Costa (PL) e Isac Félix (PL).