pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviar mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar comentário

Subcomissão de Juventude trata de programas da Câmara para estudantes 

Por: ANDREA GODOY
DA REDAÇÃO

17 de abril de 2024 - 15:48
Lucas Bassi | REDE CÂMARA SP

A Subcomissão de Juventude, vinculada à Comissão de Finanças e Orçamento, recebeu nesta quarta-feira (17/4) servidores da Câmara Municipal de São Paulo para falar sobre iniciativas da Casa voltadas aos jovens, por requerimento do vereador Rinaldi Digilio (UNIÃO), vice-presidente do colegiado. O objetivo foi trazer informações e ampliar a participação nos prêmios e no Parlamento Jovem, programa onde estudantes de escolas públicas e particulares vivenciam a experiência de se tornar vereadores por dois dias, conhecendo todo o processo democrático do Legislativo.

O supervisor da equipe de eventos da Câmara Municipal de São Paulo, Raul Julio, falou sobre o programa Visite a Câmara, de visitas monitoradas com grupos de mais de 15 pessoas nas terças, quartas e quintas-feiras, agendadas pelo telefone do Cerimonial 3396-4381. Qualquer grupo pode participar, mas ele destacou o interesse de grupos escolares acompanhados de professores.

“Nós apresentamos o que é a Câmara, a história dessa instituição de 500 anos, explicamos sobre a democracia, como a Câmara evoluiu esse conceito e falamos sobre o processo legislativo e suas funções. Ano passado vieram 74 escolas diferentes e mais de 1300 visitantes”, afirmou. Raul também contou que a Câmara abre as portas para estudantes no projeto Recreio nas Férias da Secretaria Municipal de Educação, que fazem passeios nos Sescs, museus e também no Legislativo em janeiro e julho.

Dos prêmios que acontecem anualmente na Câmara, Raul falou sobre o Betinho que homenageia ONGs, muitas que atuam com a juventude, o Paulo Freire voltado à educação municipal e o Sabotage, que teve a primeira edição em 2015 com toda uma mobilização da comunidade hip hop.

“Esse ano, realizamos a solenidade do prêmio Sabotage fora da Câmara, no Centro Cultural São Paulo e fizemos parceria com a Secretaria Municipal da Cultura para apresentações artísticas. A gente busca pessoas com notório saber do hip hop para compor a comissão julgadora, nas expressões de DJ, MC, Grafite e Break para valorizar artistas de destaque no hip hop”, expôs.

A consultora de relações públicas, responsável pelo Parlamento Jovem de Ensino Fundamental, Daniela Queiroz explicou que as inscrições de interessados no programa devem ser feitas online. Ela afirmou que o Parlamento Jovem de Ensino Fundamental foi criado em 2001 pelo então vereador Dr Farhat e a primeira edição foi realizada em 2002. Os participantes são alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental 2, com idades entre 10 e 15 anos de idade.

“Eu organizo essa iniciativa desde 2015. Eles vêm para a Câmara para ser vereadores por dois dias na prática. No primeiro dia a gente faz um treinamento, uma reunião preparatória, onde explicamos como funciona a Câmara, separação de poderes, o papel do vereador e também falamos sobre como vai ser o segundo encontro para que eles fiquem mais à vontade de estar no Plenário. No segundo dia eles vão ter a Sessão Solene de diplomação e posse e no fundamental a gente já emenda com a sessão plenária, onde eles vão apresentar e votar os 55 Projetos de Lei”, relatou Daniela.

O programa conta com estudantes de escolas públicas e privadas, de diversos bairros e diferentes classes sociais e desde a primeira edição até agora já foram recebidos 2.761 Projetos de Lei. “O aluno ou escola que se interessar tem que escrever um Projeto de Lei e apresentar autorização da escola e dos pais. Uma comissão avaliadora vai selecionar as melhores ideias de 55 vereadores jovens e de mais 5 suplentes. O manual que explica como fazer para se inscrever e como é a experiência já está disponível no portal da Câmara desde abril para a partir de junho receber as inscrições que vão até 16 de agosto e realizar a atividade em novembro”, ressaltou Daniela. Ela também disse que vários estudantes que participaram do programa ingressaram na carreira jurídica inspirados pela experiência, outros trabalham em órgãos públicos e um deles se tornou vereador no Ceará.

Lívia Tamashiro, consultora de relações públicas responsável pelo Parlamento Jovem do Ensino Médio, falou que o programa foi criado em 2019 pelo então vereador Caio Miranda que homenageou o ex-vereador Dr. Farhat, mantendo seu nome na iniciativa e se volta aos estudantes entre 15 e 18 anos do 1º ao 3º ano do ensino médio regular.

“O programa é muito parecido com do Ensino Fundamental e como recebemos alunos que foram vereadores jovens do Ensino Fundamental pensamos em evoluir a proposta para que seja diferente. Nessa época em que eles gostam muito de estar juntos, a gente pensou em priorizar o diálogo e debate das ideias. Então eles começam trabalhando em duplas, um sendo relator do projeto do outro nas cinco comissões em que são divididos. É nesse momento que eles apresentam os seus Projetos de Lei. No segundo dia, eles fazem campanha para eleição da Mesa Diretora e também a preparação para escolher os projetos que querem debater. Eles sobem à tribuna e se colocam favoráveis ou contrários ao projeto e muitas vezes são votados Substitutivos às propostas originais, exatamente como acontece no Parlamento municipal”, descreveu.

As inscrições do Parlamento Jovem do Ensino Médio acontecem entre 1º maio e 28 de junho, as informações estão disponíveis no site da Câmara e o evento está programado para acontecer nos dias 7 e 21 de outubro de 2024.

“Hoje nós recebemos o Parlamento Jovem, isso foi muito importante porque a iniciativa cria o interesse e ensina a criança como o Poder Legislativo funciona e como nasce uma lei. Eles trouxeram uma explicação sobre como participar e faço o convite para que os estudantes se inscrevam”, convidou o vereador Rinaldi Digilio (UNIÃO).

Também participaram o presidente da Comissão de Juventude, vereador Isac Félix (PL) e a relatora, vereadora Rute Costa (PL). Acompanhe a reunião na íntegra no vídeo abaixo:

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar