pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Subcomissão debate ampliação de políticas públicas para a juventude

Por: EMANUEL BELMIRO
DA REDAÇÃO

21 de junho de 2023 - 16:33
André Bueno | REDE CÂMARA SP

Entidades da sociedade civil, especialistas e representantes da Prefeitura participaram nesta quarta-feira (21/6) da última reunião do semestre da Subcomissão de Juventude, ligada à Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, que debateu o aperfeiçoamento e destinação de recursos para as políticas públicas já existentes voltadas para o público jovem da cidade de São Paulo.

A reunião atendeu a um requerimento de autoria do vereador Rinaldi Digilio (UNIÃO), que propôs o encontro para debater ações envolvendo, principalmente, a geração de renda, educação, mercado de trabalho e também defesa da garantia de uma vida digna para a juventude da capital paulista.

A frente do Instituto de Karatê Hebi-Kai, que existe desde 1992, no bairro de Sapopemba, zona leste da cidade, o sensei (palavra japonesa que no Brasil é usada para se referir aos especialistas em alguma arte marcial) Leandro Silva, falou da experiência do projeto social que desenvolve na comunidade introduzindo crianças e adolescentes em vulnerabilidade social a descobrirem o prazer do karatê. O projeto recebe o apoio do Poder Público, mas Leandro defende que esse apoio seja ampliado para outras entidades que trabalham com a juventude.

“O nosso Instituto é um ótimo exemplo de que investindo bem nessas crianças e adolescentes carentes, a sociedade toda colhe os frutos desse investimento. O esporte como um todo faz a diferença na vida das pessoas e os responsáveis por elaborarem o orçamento da cidade devem estar atentos a isso”, defendeu o sensei.

A representante do Projeto “Mude com Elas”, Haydeé Paixão ressaltou a necessidade da gestão municipal prestar mais atenção num público específico da juventude paulistana: as mulheres negras das periferias. “O orçamento precisa refletir essa demanda, essa nossa necessidade. Porque quando analisamos a nossa sociedade e suas desigualdades estruturais as jovens mulheres negras são as que mais têm dificuldade de acessar o mercado de trabalho”, afirmou Paixão.

A necessidade de mais espaços públicos voltados para a cultura e os esportes foi a pauta defendida pelo contramestre Palito, que participou da reunião representando o Fórum da Capoeira do Município de São Paulo. “Todos os países que investem na cultura e no esporte, o índice de criminalidade é lá embaixo. Então já está mais do que na hora de investirmos em políticas públicas efetivas em toda periferia, não só nas regiões centrais”.

O coordenador da Ação Fundo Territórios Transformadores, projeto que faz parte da ONG United Way Brasil, Nilton Clécio, destacou a importância do Poder Público preparar melhor o jovem para os novos desafios do mercado de trabalho global. Segundo um estudo da United Way, apresentado por ele durante a reunião, 67,65% das organizações afirmam que faltam qualificação e formação técnica nos jovens brasileiros e 76,47% dizem que os jovens do país estão mal informados. “Além de trazermos provocações, nos trouxemos para esse encontro o que o mercado está evidenciando com relação ao futuro das profissões, tais como os impactos das tecnologias, as profissões que vão sofrer automatização. Então a Subcomissão tem que pensar em investimentos diante dessa realidade que vem por aí”, ressaltou Nilton.

Para o coordenador de juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Ramirez Lopes, a reunião da Subcomissão foi uma oportunidade do Poder Público de discutir todas essas demandas e conhecer melhor os projetos que estão fazendo a diferença na cidade. “A ideia de juntar com o Legislativo, organizações da sociedade civil, empresas e etc, é de integrar todos esses esforços numa agenda única de juventudes, para que com isso possamos trabalhar melhor essa juventude de 15 a 29 anos na cidade”, disse.

O vereador Rinaldi Digilio, que presidiu a reunião, também considerou o encontro bastante proveitoso e elogiou as contribuições trazidas pelos convidados e participantes. “Nós tratamos do orçamento, mas também do fomento na cultura e no esporte voltado para a juventude da nossa cidade. Além de discutirmos os desafios futuros do mercado de trabalho que esses jovens deverão enfrentar. Juntos Poder Público e sociedade encontram sempre soluções e é assim que a Câmara trabalha”, afirmou o parlamentar.

A reunião desta quarta-feira pode ser conferida na íntegra acessando o vídeo abaixo:

 

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar