pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Subcomissão discute pesquisa sobre serviços para população em situação de rua

Por: - DA REDAÇÃO

21 de outubro de 2015 - 13:55

Categorias

A subcomissão instalada pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo para analisar os impactos dos programas assistenciais para a população em situação de rua discutiu nesta quarta-feira (21/10) a importância da pesquisa que está sendo desenvolvida com essas pessoas pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.

Os dados estão sendo levantados por cidadãos que vão a diferentes regiões da cidade e entrevistam essa população com o objetivo de saber quais são as suas necessidades e reivindicações. A sugestão de se fazer uma pesquisa social participativa surgiu do Comitê Intersetorial da Política Municipal da População em Situação de Rua – espaço de participação social constituído por integrantes do governo e da sociedade civil que irão elaborar o Plano Municipal voltado para essa área.

“O objetivo da nossa pesquisa é subsidiar o Comitê para que ele possa construir um plano que atenda as necessidades das pessoas em situação de rua. Por exemplo, qual é a melhor política habitacional para elas? Seria a participação no programa Minha Casa Minha Vida ou locação social? Quanto mais próximo conseguirmos chegar de suas necessidades, melhor desenharemos os programas”, explicou a coordenadora de políticas para população em situação de rua da Secretaria de Direitos Humanos, Luana Bottini.

Para ela, o trabalho do Comitê é fundamental para promover melhores condições a esses cidadãos. “O colegiado é intersetorial e é disso que os moradores em situação de rua precisam, de ações transversais porque eles precisam ao mesmo tempo de políticas de habitação, assistência social, educação, cultura e diversas áreas para atender as necessidades deles”, acrescentou Luana.

O presidente da subcomissão, vereador Paulo Fiorilo (PT), sinalizou para a importância dessa pesquisa. “É um trabalho que está sendo realizado para discutir a qualidade dos serviços e que ajuda a indicar quais deles devem continuar. Quando se tem o olhar do próprio usuário é melhor para avaliar as políticas implementadas”, explicou. “Vamos continuar ouvindo os representantes das outras secretarias para termos mais dados para os nossos trabalhos”, disse.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar