pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Subcomissão do Envelhecimento ouve representante da Secretaria da Saúde

3 de setembro de 2008 - 03:34

Categorias

RenattodSousa
Subcomissão do Envelhecimento
Subcomissão deseja juntar sete Secretarias municipais num esforço comum pelo idoso

 

A Subcomissão do Envelhecimento Ativo da Câmara Municipal de São Paulo recebeu nesta quarta-feira (03/09) o coordenador de Área Técnica da Saúde da Pessoa Idosa da Secretaria Municipal da Saúde, Sérgio Pacheco Pascoal. Sérgio detalhou, em palestra, todos os programas municipais de saúde para idoso e os projetos em estudo para futura implantação.Entre os programas abordados estão o Programa Acompanhante de Idoso (para pessoas idosas que precisam de acompanhamento no domicílio e nas atividades externas); o projeto de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) ora em estudo pela Secretaria; as Unidades de Referência à Saúde do Idoso voltados para atendimento especializado (ou seja, em nível secundário, por geriatras); o Programa Centro-Dia (voltado para abrigar idosos das sete às 19 horas enquanto eles não podem estar sob cuidado dos familiares). Sobre os programas que estão em planejamento para começar a funcionar, como o Centro-Dia, ressaltou o palestrante: Para implantá-los vamos escolher locais que além de terem vulnerabilidade social tenham menos serviços.Sérgio Pacheco Pascoal também catalogou em sua exposição alguns dados e números sobre a população idosa na cidade de São Paulo. Demonstrou, por exemplo, que vários distritos do Município contam com mais de 20% de idosos, como Jardim Paulista, Lapa, Consolação, Belém e Tatuapé. E que 86,7% dos idosos na Capital tomam algum tipo de medicamento.A Subcomissão do Envelhecimento Ativo, vinculada à Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho, Idoso e Mulher, pretende dialogar com representantes das diversas Secretarias Municipais.O objetivo da Subcomissão é aprofundar o conhecimento do que cada Secretaria está fazendo na sua área e também promover o relacionamento entre todas elas, o Grande Conselho Municipal do Idoso e a sociedade em geral. Esse trabalho só vai ser possível quando a Prefeitura, o Estado e o Governo federal conseguirem ter uma política comum junto a um milhão e cem idosos que nós temos na cidade de São Paulo, esclarece o presidente da Subcomissão, vereador Gilberto Natalini (PSDB).Integraram a Mesa da Subcomissão, que se reuniu no Salão Nobre, os vereadores Zelão (PT), Atílio Francisco (PRB), Noemi Nonato (PSB) e Mario Dias (DEM), além do seu presidente.Nós trouxemos aqui quatro secretarias, vamos trazer sete, depois vamos juntar todas num dia só para um encontro maior para aprofundar, propor e integrar, aproveitar recursos e buscar recursos fora, em outras esferas do governo, para que a Câmara possa colaborar de fato para uma política pública eficaz e ampla para os idosos, finaliza Natalini.

Imagens para download:
RenattodSousa
Subcomissão do Envelhecimento
Subcomissão ouviu Sérgio Paschoal, da Secretaria da Saúde
RenattodSousa
Subcomissão do Envelhecimento
Subcomissão ouviu Sérgio Paschoal, da Secretaria da Saúde

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar