Luiz França / CMSP |
O coordenador estadual de Juventude, Fábio Medina (à esquerda), foi um dos convidados para falar sobre o Plano Municipal da Juventude |
Em processo de elaboração, o Plano Municipal da Juventude foi debatido nesta quarta-feira (4/6) pelos vereadores da Câmara Municipal. Durante o encontro, promovido pela Subcomissão da Juventude da Comissão de Comissão Extraordinária Permanente de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude, foram ouvidos representantes do Executivo e da sociedade civil.
A criação do plano é uma exigência do Estatuto da Juventude, aprovado no ano passado pela Câmara. A lei deverá estabelecer metas a serem cumpridas pela prefeitura nos próximos 10 anos, traduzindo o conjunto de direitos sociais assegurados pelo estatuto em programas, políticas e ações dirigidas à população jovem.
Jéssica Lima, auxiliar de juventude da Vila Prudente, foi uma das pessoas ouvidas pelos parlamentares. A maior demanda no meu bairro é por uma pista de skate. Tem vários skatistas que participam de competições fora do país e que têm que ir para o município vizinho para poder usar uma pista, contou Jéssica. Também foram ouvidos o coordenador municipal de juventude, Gabriel Medina, e o coordenador estadual de juventude, Fabiano Chalita.
Para o vereador Jean Madeira (PRB), presidente da subcomissão, é essencial que o plano preveja políticas para a inclusão dos jovens no mercado de trabalho. Se eles não têm oportunidades, vão para as drogas. Queremos buscar melhorias para o jovem paulistano. (Da redação)
(04/06/2014 – 15h16)