A terceira audiência pública que irá discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2013 será realizada no dia 16 de junho, um sábado. Diferente das anteriores, ela será dividida em temas, como saúde, educação e transporte. Para o relator do projeto na Câmara, vereador Atílio Francisco (PRB), tanto a escolha do dia da semana quanto a organização do debate favorecerão a participação popular.
A audiência pública do dia 16 será dividida da seguinte forma: 11h Educação; 12h Saúde; 13h Assistência Social; 13h45 Habitação; 14h30 Transportes; 15h15 Secretaria Municipal de Serviços.
A ideia é fazer a audiência com mais tempo, e dar oportunidade à população falar sobre as áreas em que sentem que há mais problemas, disse Francisco, que é otimista quando à presença da sociedade, organizada ou não, no debate.
Para o relator da LDO, o debate com a população poderá levar a mudanças no projeto de lei. Estaremos aqui para receber sugestões. Às vezes as pessoas têm medo de vir e falar algo que não está dentro do tema, mas é melhor que participem do que ficarem ausentes da discussão da Câmara, observou, lembrando que existem organizações que participam das atividades da Casa ligadas ao orçamento municipal e que possuem muitos conhecimentos sobre o tema.
Atílio Francisco afirmou ainda que o processo de aprovação da LDO, assim como da Lei Orçamentária Anual, é o mais transparente possível. As informações são sempre divulgadas no Diário Oficial e na imprensa, e é muito importante que as pessoas corram atrás e se informem, destacou.
(05/06/2012 16h22)