pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Sustentabilidade é destaque na 9ª edição do Parlamento Jovem

22 de outubro de 2010 - 02:43

Categorias

Juvenal Pereira
Câmara
Vereador Adílson Amadeu parabeniza Danielle Sousa, presidente do Legislativo por um dia, durante o Parlamento Jovem 2010

 

Tudo começou quando Danielle Pereira de Sousa tinha 11 anos de idade, em 2008. Leituras e horas de estudo passaram a fazer parte da rotina da menina. O grande interesse por livros e cidadania despertou a atenção dos professores e da família. A mãe, Débora Simões Pereira, respaldou a atenção que a jovem tinha por debates e discussões políticas. O que era para ser obrigação virou atividade cotidiana para ela. Incentivada, Danielle inscreveu seu projeto de lei no Parlamento Jovem da Câmara Municipal de 2010. E nesta sexta-feira (22/10), na nona edição do evento, ela foi eleita presidente do Legislativo Mirim. 

Junto elegeu mais duas mulheres para a Mesa Diretora: Marcela Nogueira Picareli e Camila Carmo Bezerra. Na companhia de Guilherme Nemesio da Rocha e Murilo Franklin Cavalcante, os jovens parlamentares iniciaram os debates e as votações dos projetos.

 

O tema sustentabilidade teve apoio da maioria dos 55 vereadores escolhidos. Com o projeto de lei que estabelece a instalação de lixeiras de coleta seletiva a cada três quilômetros, Danielle, do partido da Natureza, sentou-se no lugar mais importante da Câmara. Como presidente, fez questão de discursar a respeito da preservação ambiental e da responsabilidade das empresas no processo de descarte e reciclagem do lixo. “Nós jovens temos desafios e um papel muito importante no debate das políticas nacionais”, disse em seu discurso a presidente eleita e estudante do colégio Associação Cermac de Ensino, da zona Norte.

 

Projetos

 

Divididos em 10 partidos temáticos os estudantes apresentaram suas propostas para melhorias sociais, educacionais e administrativas. Outros projetos chamam a atenção, como os de Tatiane Rocha Alves, para a implantação de centros públicos de lazer para idosos, e o de Mateus Lucas Rubio, para o ensino de educação financeira nas escolas municipais. Projetos para o fomento da cultura também foram destacados. Bruna Matos Martins veio com a proposta de obrigatoriedade de inclusão de 20 horas de atividades culturais no currículo escolar.

 

O vereador Adílson Amadeu (PTB) comandou os trabalhos ao lado do ex-vereador Farhat, autor do projeto que instituiu o Parlamento Jovem. “Parabenizo todos estes garotos que se que importam com os problemas da cidade. São exemplos da juventude”, disse Amadeu.

 

Imagens para download:
Juvenal Pereira
Parlamento Jovem
Ex-vereador Farhat, autor do projeto que criou o evento
Juvenal Pereira
Parlamento Jovem
Danielle Pereira de Sousa, eleita presidente do Parlamento Jovem
Juvenal Pereira
Parlamento Jovem
Vereador Adílson Amadeu parabeniza Danielle Sousa, presidente do Legislativo por um dia, durante o Parlamento Jovem 2010

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar