Marcelo Ximenez/CMSP
A Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia recebeu nesta quarta-feira Edson Sena, presidente da Associação dos Taxistas de São Paulo, que pediu aos vereadores que apurem irregularidades no sorteio de alvarás e que impeçam novas concessões, que estão ocorrendo de forma caótica, segundo ele.
Edson afirmou que sua associação tinha um acordo com o Secretário Municipal dos Transportes, Marcelo Cardinale Branco, sobre como deveria ser a nova distribuição de alvarás. O secretário prometeu para mim que sorteio seria para quem está trabalhando e para quem paga aluguel de alvará, e agora ele libera simplesmente para quem tem Condutax (cadastro de condutores de taxi), criticou Sena.
Viemos pedir um basta nesse sistema podre. Hoje ganha dinheiro quem fica em casa com dez alvarás, completou o presidente da associação.
Segundo o presidente da Comissão, Gilson Barreto (PSDB), o colegiado deve enviar ao Ministério Público as denúncias assim que apuradas com a Secretaria Municipal de Transportes.
De acordo com a Prefeitura de São Paulo, a cidade possui 32 mil alvarás ativos de táxis na cidade e mais de 57 mil pessoas com Condutax. O governo municipal não concedia alvarás desde 2008. Das 1,2 mil novas permissões, 700 já foram sorteadas em agosto.
(05/10/2011 – 16h00)