Luiz França / CMSP
Na tarde desta quarta-feira (29/1), representantes de sindicatos de taxistas da Capital foram recebidos pelo presidente da Câmara, vereador José Américo (PT), para discutir o uso das faixas exclusivas de ônibus. Estiveram também presentes os vereadores Adilson Amadeu (PTB) e Donato (PT).
Para Natalício Bezerra, presidente do Sinditaxi (Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo), os usuários de táxi também são cidadãos e merecem respeito. Segundo ele, o prefeito se esquece de que muitos dos que utilizam o táxi também são trabalhadores. Há também aqueles que utilizam os nossos serviços para uma emergência. Não poder andar nas faixas exclusivas de ônibus é prejudicar a cidade, afirmou.
Um levantamento feito em 2011 pelo Executivo comprovou que os táxis contribuíam para a lentidão dos ônibus nas faixas. Outros estudos, realizados depois, chegaram a conclusões semelhantes. Hoje, os táxis estão vetados nessas faixas.
Ao final da reunião, Américo sugeriu dois encaminhamentos. Vou conversar com o prefeito e pedir uma audiência com os representantes dos sindicatos, o próprio Haddad e com o secretário de Transportes, Jilmar Tatto. Além disso, o presidente disse que vai sugerir aos vereadores da Casa que elaborem um Projeto de Lei para regulamentar o uso das faixas exclusivas pelos taxistas.
Jeldean Silveira
(29/01/2014 – 17h50)