A Comissão de Trânsito e Transporte da Câmara aprovou, nesta quinta-feira (10/12), parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 473/09, de autoria do vereador Quito Formiga (PR), que permite que os taxistas equipem seus veículos com cabine de segurança blindada. A cabine consistirá em um compartimento blindado transparente, destinado a separar e isolar o motorista do contato direto com os demais passageiros. A adoção da cabine é facultativa. Formiga justifica seu projeto, afirmando que “a proposta é uma medida modesta em relação às vidas que se perdem pela absoluta impossibilidade de reação dos motoristas, quando são vítimas de assalto ou outra violência física”.
O parlamentar entende que “nos casos de óbito, as consequências são desastrosas para a família, que, além de perder um ente querido, perde também a fonte de renda e sustento”.
E mesmo que nada de mal aconteça, “o taxista, convive diariamente com a instabilidade emocional, resultando do medo e da incerteza que lhe ocorre à entrada de cada passageiro”.
A comissão aprovou os pareceres favoráveis dos PLs 467/09, do vereador Ushitaro Kamia (DEM), que estabelece diretrizes para a política municipal de controle de vetores e pragas urbanas; e 577/09, do vereador Paulo Frange (PTB), que altera a redação da Lei 14.776/08 e determina que o funcionamento do comércio em geral, bares e restaurantes aos domingos e feriados fique sujeito a autorização, que deve ser requerida pelo interessado.
500 milhas
Representantes do Centauro Motor Clube compareceram à reunião, solicitando apoio dos vereadores para a realização da prova mais tradicional de motovelocidade do País, a 500 Milhas de Interlagos. A 13ª edição da prova será realizada no dia 17 de janeiro. A entrada será grátis. Para entrar no autódromo basta levar um quilo de alimento não perecível.
Participaram da reunião os seguintes vereadores: Ricardo Teixeira (PSDB), Goulart (PMDB), Marta Costa (DEM), Senival Moura (PT), Atílio Francisco (PRB) e Mara Gabrilli (PSDB).
|