MARIANE MANSUIDO
DA TV CÂMARA
Cada vez mais a tecnologia está presente na vida das pessoas, seja no trabalho, em casa ou na rua. Mas o benefício vai além quando esses recursos são utilizados para prevenir ou resolver algum problema social, segundo o presidente do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). Este foi o assunto de um debate da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que discutiu, na Câmara Municipal de São Paulo, como as tecnologias ajudam a criar cidades saudáveis, sustentáveis e resilientes.
Quem explica é Fernando Landgraf, diretor-presidente do IPT. “Tem desde coisas muito simples, como aplicativos que nos ajudam como se locomover melhor pela cidade, seja de transporte coletivo ou automóvel. Mas além disso, há muitas outras coisas que estão acontecendo, que mostram que nós temos de usar melhor a tecnologia para trazer mais qualidade à nossa vida na cidade”, destacou.
Para a secretária municipal de Trabalho e Empreendedorismo, a vereadora licenciada Aline Cardoso (PSDB), os debates são importantes para criar diálogos entre a sociedade civil, a academia e as empresas. Segundo ela, a cidade tem potencial para que o Legislativo e o Executivo apoiem projetos da área.
“Eu acredito que ciência, tecnologia e inovação são vocações da cidade de São Paulo. A capital já é um polo, mas pode crescer ainda mais. O Município pode apoiar e a Câmara Municipal também. Por meio de novas Leis, de novas propostas que incentivem e estimulem os jovens, os mais experientes, as empresas, todos a desenvolver ainda mais a nossa cidade”, disse a secretária.
O encerramento da Semana de Tecnologia é na próxima terça-feira (31/10), com o painel “Experiências na Educação Pública Brasil-Portugal”, das 14h às 18h, na Galeria Olido, na região central de São Paulo.