Com o intuito de comemorar as ações do Legislativo paulistano em prol dos idosos e homenageá-los, foi realizada a Sessão Solene Terceira Idade em Festa, nesta sexta-feira (07/12), no Salão Nobre da Câmara Municipal.
Presidente da sessão, o vereador Mario Covas Neto (PODE) destacou a importância da participação desta parcela da população para que as políticas públicas voltadas aos idosos sejam implementadas.
Segundo o vereador, as pessoas que se envolvem com o tema, especialmente a população idosa que frequenta a Câmara, são muito atuantes e presentes. “Com a perspectiva maior, as pessoas estão mais sujeitas às doenças decorrentes da idade. Então é preciso que o Poder Público tenha um olhar para o idoso, sob pena de termos um colapso no sistema público de saúde por não haver se preparado adequadamente”, alertou o vereador.
Marli Feitosa, presidente do Grande Conselho Municipal do Idoso, uma organização da sociedade civil, disse que o momento era propício para exaltar o engajamento das entidades de defesa das pessoas com mais de 60 anos nas discussões que ocorreram em 2018, mas também de olhar para o futuro. “Dados indicam que, em 2027, teremos mais idosos do que jovens de até 15 anos na cidade de São Paulo. A pirâmide demográfica vai virar de ponta-cabeça, mas a cidade não está preparada para atender às demandas dessa população. Por isso, hoje é dia de comemorar, mas também de lembrar as responsabilidades”, disse Marli.
Alegre e descontraída, a cerimônia contou com a apresentação de dança espanhola do grupo da professora Ilde Gutierrez e do coral do Centro Cultural da Maturidade da Vila Mariana, regido pelo maestro Marcos Júlio Sergl.