Nesta quinta-feira (25/8), a Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude recebeu representantes do Instituto Jô Clemente, que defenderam a importância de se manter o Teste do Pezinho Ampliado na rede pública de saúde da cidade de São Paulo.
Exame conhecido popularmente como Teste do Pezinho, a triagem neonatal é obrigatória em todo o território nacional, mas na cidade de São Paulo, desde 2020, esse exame acontece de maneira ampliada. No exame normal pode-se identificar na criança até 6 doenças diferentes. Já no ampliado, mais de 50 doenças podem ser diagnosticadas de maneira precoce. Inclusive, através deste teste, pode-se evitar o surgimento da deficiência intelectual e de sequelas que, na maioria das vezes, podem ser irreversíveis.
Para a superintendente-geral do Instituto Jô Clemente, Daniela Mendes, a cidade de São Paulo é um exemplo de sucesso quando o assunto é a disponibilização do Teste do Pezinho Ampliado na rede pública de saúde. No entanto, ela defende que a inciativa se torne permanente, independente da gestão municipal. “O desafio que nós trouxemos hoje aqui para os vereadores é que esta Triagem Neonatal Ampliada oferecida atualmente aqui na capital se torne permanente por meio de um Projeto de Lei. Essa é uma garantia importante para que não haja retrocessos com relação a este exame”, afirmou Denise.
A presidente da Comissão da Criança, vereadora Rute Costa (PSDB) apoia a ideia por considerar o Teste do Pezinho Ampliado importante para saúde das crianças. “Hoje nós pudemos ter uma ideia da dimensão da importância deste exame com as informações passadas aqui através dos representantes do Instituto Jô Clemente. A possibilidade de diagnosticar precocemente doenças raras e graves é fundamental para saúde desses bebês que se tornarão adultos mais saudáveis”, ressaltou a parlamentar.
Além deste debate sobre a importância da Triagem Neonatal Ampliada, os vereadores da Comissão da Criança também aprovaram o requerimento de autoria da vereadora Juliana Cardoso (PT) solicitando a realização de uma Audiência Pública externa no bairro de São Mateus, zona leste da capital, para debater sobre a ampliação de políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes daquela região. A data e o local da audiência ainda serão informados pela Comissão.
Ainda durante a reunião, também houve o anúncio dos três primeiros colocados nas 4 categorias do Prêmio Sabotage, que é realizado anualmente pela Câmara Municipal de São Paulo. A premiação, que será realizada no dia 4 de novembro, visa reconhecer publicamente o trabalho de artistas que se destacam no cenário do hip-hop na capital paulista.
A reunião desta quarta-feira, que pode ser conferida na íntegra no vídeo abaixo, foi conduzida pela vereadora Rute Costa (PSDB), e contou com a participação dos vereadores George Hato (MDB), Juliana Cardoso (PT) e Ely Teruel (PODE).