Em virtude de sua vida dedicada à arquitetura, com projetos e grandes contribuições ao país, em especial à cidade de São Paulo, o arquiteto Jorge Whileim recebeu uma homenagem póstuma da Câmara Municipal de São Paulo em Sessão Solene realizada na noite desta terça-feira (10/3), no Salão Nobre do Palácio Anchieta, onde foi entregue do Título de Cidadão Paulistano “in memorian”.
Nascido em 1928 na cidade de Trieste na Itália, o arquiteto Jorge Wilheim mudou-se com a família para o Brasil aos 12 anos de idade. Formou-se em arquitetura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, na década de 1950. Fundou em 1953, o escritório Jorge Wilheim Consultores Associados e esteve à frente de grandes obras que renovaram a urbanística no Brasil, como a reurbanização do Vale do Anhangabaú, a renovação do Pátio do Colégio, e a construção do Parque Anhembi.
Foi secretário estadual de Economia e Planejamento de 1975 a 1979 e secretário municipal de Planejamento e de Desenvolvimento Urbano, onde chegou a planejar os primeiros Planos Diretores Estratégicos da cidade, entre tantos outros projetos.
Whileim dedicou 60 anos à arquitetura, ao urbanismo, à administração pública, à produção intelectual e às artes. Escreveu sete livros com base no urbanismo e sua visão do futuro. Faleceu em fevereiro de 2014, aos 85 anos, em decorrência de um acidente de automóvel.
A homenagem foi uma iniciativa do então vereador e atual secretário Municipal de Cultura, Nabil Bonduki. “Quando a gente soube da morte do Jorge nos demos conta de que não haviam realizado nenhuma homenagem na dimensão das contribuições que ele fez para cidade. Esse título de hoje significa que embora não tenha nascido em São Paulo, ele é um grande cidadão paulistano por toda dedicação em que empenhou no desenvolvimento da cidade”, afirmou.
“Quero lembrar o otimismo que estava sempre presente em sua trajetória.Em todos os momentos de reflexão ou planejamento ele trazia um ar de otimismo, apesar das dificuldades de executar o que sonhava. A convivência com o Jorge e sua família foi sempre muito proveitosa e engrandecedora. Essa figura tão interessante e tão múltipla mostra o que é um humanista. É uma grande honra poder entregar esse Título à família”, finalizou Bonduki.
A vice-prefeita da cidade de São Paulo, Nadia Campeão, ressaltou legado deixado por Wilheim. “O Jorge deixou marcas muito bonitas de seus projetos executados na cidade de São Paulo. Mas há uma contribuição in material muito importante, que foi a interferência dele na elaboração dos primeiros Planos Diretores da cidade. Ele foi um entusiasta, foi à alma dos planos estratégicos. A marca dele fica em obras, mas fica também nessa contribuição ao debate da cidade, do futuro da cidade, das questões urbanas e nesse planejamento que foi importantíssimo”, disse.
A esposa, Joana Wilheim e os filhos Ana e Carlos Wilheim, receberam o Título “in memoriam” ao arquiteto. “Se meu pai estivesse aqui estaria agradecendo, por isso, agradeço a todos aqui presentes. Hoje parece que estamos em um encontro de uma grande família, todos aqui nessa homenagem tem algum vínculo importante na história do meu do pai e de nossa família”, disse a filha Ana.
O presidente da Câmara, vereador Antônio Donato (PT), presidiu a cerimônia e também destacou a importância de reconhecer o arquiteto como exemplo de cidadão. “Não me lembro de ninguém que mereça tanto um Título de Cidadão Paulistano quanto o Jorge Wilheim, sem desmerecimento as demais personalidades que receberam o Título até aqui. O homenageado faz realmente jus a seu reconhecimento”, disse.
Entre as autoridades e personalidades que estiveram presentes na entrega do Título, estavam o deputado estadual Carlos Neder (PT), o vereador Ricardo Young (PPS), o secretário Municipal dos Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Suplicy, o secretário de desenvolvimento Urbano, Fernando de Mello Franco, e coordenador da Rede Nossa São Paulo Oded Grajew.