Uma sessão solene realizado na Câmara Municipal nesta segunda-feira (14/9) homenageou torcedores ilustre do Sport Clube Corinthians com a entrega do Título de Cidadão Corintiano. A solenidade faz parte das comemorações dos 105 anos de fundação do clube.
Um dos homenageados da noite foi o ex-jogador e lateral esquerdo Wladimir Rodrigues dos Santos, que jogou com a camisa do time por cerca de 810 partidas. Ele falou da emoção de ser homenageado pelo clube. “Não tem preço! Ser reconhecido por torcedores que acompanharam minha carreira é sem dúvida um orgulho muito grande, e fico eternamente agradecido por este momento. O Corinthians representa para mim paixão e glória!”, disse agradecido.
O clube foi fundado no dia 1º de setembro de 1910 por um grupo de operários do bairro do Bom Retiro. Tem seu nome inspirado no Corinthians, de Londres, que excursionava pelo Brasil na época e era chamado pela imprensa brasileira de Corinthian’s team.
“O Corinthians é sempre motivo de muita alegria para nós, torcedores. Esse evento representa uma parceria do Comitê de Preservação da Memória Corintiana e a Câmara Municipal para celebrar estes 105 anos de contribuições históricas e culturais para cidade, neste mês de aniversário”, explicou o deputado estadual Goulart (PSD), um dos idealizadores do título.
Presidindo a sessão, o vereador Toninho Paiva (PR) ressaltou a representatividade do clube. “Falar de um clube que mexe com a nação, que mexe com os corações, que tem em sua fundação trabalhadores humildes, e que hoje tem autoridades de diversos setores públicos e privados, torcedores de todas as classes sociais. É um momento de alegria compartilhado com uma nação”, afirmou.
Outro homenageado da noite foi o compositor José Rifai Daguer, o maior vencedor de concursos de samba enredos da escola de samba Gaviões da Fiel, fundada pela torcida do time. “De 1987 até hoje tenho 11 sambas que representaram a escola na avenida. Me sinto honrado de poder falar do Corinthians em minhas musicas e ser homenageado por isso”, afirmou.
Também receberam o Título de Cidadão o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo de Mogi das Cruzes, João Francisco Chavedar, os sócios do clube Walter Pires e Mauro Benedicto Villela, o ex-advogado time, Geraldo Zabur, e o jornalista e comentarista esportivo professor Osmar de Oliveira (in memorian).
Participaram também da homenagem a dep. estadual Leci Brandão (PCdoB), os vereadores Edir Sales (PSD), Ari Friedenbach (PROS), Anibal de Freitas (PSDB), Atílio Francisco (PRB), Eliseu Gabriel (PSB), Salomão Pereira (PSDB), Juliana Cardoso (PT) e o ex-vereador Dalmo Pessoa.
O Chavedar é secretário municipal de planejamento e urbanismo de Mogi das Cruzes, e não secretario de obras.