pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Tradicional na Câmara, Prêmio Betinho homenageia projetos de cidadania

Por: MARCO CALEJO
HOME OFFICE

7 de agosto de 2023 - 20:52

Edição deste ano contou com número recorde de inscrições

Yuri Salvador | REDE CÂMARA SP

Sempre no mês de agosto, a Câmara Municipal de São Paulo reconhece ações realizadas em prol da cidadania. Como forma de valorizar os projetos que combatem a fome, a miséria, a exclusão e a violência, o Legislativo paulistano entrega a entidades o  Prêmio Herbert de Souza – Betinho de Cidadania. A edição deste ano aconteceu na noite desta segunda-feira (7/8), no Plenário 1° de Maio.

A premiação leva o nome do sociólogo Herbert de Souza (1935 – 1997), que liderou uma campanha nacional de enfrentamento à fome. As honrarias visam homenagear Herbert e estimular o trabalho social na cidade de São Paulo. O Prêmio Betinho de 2023 recebeu inscrições de 50 projetos, registrando o maior número de participantes dos últimos 20 anos.

A comissão julgadora do Prêmio é formada por representantes de entidades, como a da OAB/SP (Ordem dos Advogados do Brasil – São Paulo), da Abong (Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais), do Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), da AJD (Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida), e da Associação Juízes para a Democracia e da Associação União Farol do Alvorecer da Zona Leste – vencedora da edição de 2022.

Neste ano, um projeto ganhou a honraria Salva de Prata, e cinco receberam o prêmio de Menção Honrosa. A Sessão Solene foi presidida pela vereadora Luna Zarattini (PT). A parlamentar registrou a alegria em presidir a solenidade, e destacou a importância das entidades para as comunidades. “A nossa luta é contra a fome e a miséria, é pelo fim da fome e da miséria. Que esses projetos nos ajudem a chegar a esse fim, a fazer essa luta tão importante na nossa sociedade”.

De acordo com a Luna, a capital paulista tem 52 mil pessoas vivendo em situação de rua. Para ela, “é impossível a gente conviver em uma sociedade onde o outro passa fome, onde há pessoas na miséria e na pobreza na cidade de São Paulo como temos visto nas ruas”.

Gilson Pereira Mendes – da Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida – representou a comissão julgadora. Gilson reconhece avanços nos trabalhos sociais, porém entende que é preciso fortalecer ainda mais medidas que garantam a cidadania da população.

“Nós entendemos que todos vocês (entidades) fizeram e fazem um trabalho extremamente relevante para a cidade de São Paulo. Eu creio que esta celebração, hoje, aqui, é para reafirmar este compromisso cidadão de cada um de nós”, disse Gilson.

Após as considerações, a AEB (Associação Evangélica Beneficente), inscrita no Prêmio Betinho 2023, fez uma apresentação artística sobre o projeto de musicalização ‘Criar & Tocar’. O projeto atende cerca de 100 crianças e adolescentes da região de Capão Redondo – zona sudoeste da cidade de São Paulo.

Salva de Prata

O Instituto Fazendo História – com o projeto Com Tato – foi o vencedor do Prêmio Betinho de 2023 e recebeu a Salva de Prata. A entidade acolhe crianças e adolescentes separados das suas respectivas famílias. Com a premiação, o Instituto irá compor a comissão julgadora da edição do ano que vem. Ana Raquel, representante da entidade, agradeceu o reconhecimento do trabalho.

“Estamos aqui para celebrar, mas para agradecer. Para agradecer essas centenas de pessoas que fazem parte desse percurso, pessoas do Instituto Fazendo História, nossos voluntários – que são centenas de psicólogos e psicólogas que vêm trabalhando com esses meninos diariamente pela saúde mental”, falou Ana Raquel.

Entidades premiadas com Menção Honrosa

– Associação Incubadora Social Gastromotiva, com o Programa Cozinhas Solidárias Gastromotiva;

– Departamento Jurídico XI de Agosto, com o projeto Orientações e Atendimentos Jurídicos;

– Instituto Cultural Casa do Corujinha, com o projeto Corujinha Azul – Atendimento à Criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e/ou Atraso no Desenvolvimento Infantil;

– Instituto Rede Mulher Empreendedora, com o projeto Ela Pode;

– Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social, com o projeto Ultrapassando Horizontes Sobre Rodas.

Crédito das fotos: Yuri Salvador | REDE CÂMARA SP

Clique abaixo para assistir na íntegra à cerimônia de entrega das honrarias do Prêmio Betinho de 2023.

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar