pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Um comentário

RUBENS DOMINGUES

Transformar a Praça Princesa Isabel em um parque municipal é muito mais que meras benfeitorias, trata-se de erguer uma bandeira da soberania democrática.
O crime organizado está fazendo da cidade de São Paulo o “shopping das drogas”, mas as pessoas de bem são maioria e podem promover um embate contra os facínoras.

Contribuições encerradas.

Transformação da Praça Princesa Isabel em parque será debatida em nova audiência na Câmara

Por: RODRIGO ASSIS - HOME OFFICE

27 de maio de 2022 - 11:40

O PL (Projeto de Lei) 329/2022, que trata da transformação da Praça Princesa Isabel, no Campos Elíseos, em parque municipal, será discutido em uma Audiência Pública da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) na próxima terça-feira (31/5), a partir das 12h. Esta será a segunda audiência sobre a proposta. O primeiro debate aconteceu na última terça e foi realizado pela Comissão de Finanças e Orçamento.

De autoria do vereador Fabio Riva (PSDB), com coautoria dos vereadores Sandra Tadeu (UNIÃO), Thammy Miranda (PL) e Sandra Santana (PSDB), a proposta busca “a proteção do patrimônio ecológico, a preservação do meio ambiente e a revitalização do centro histórico da nossa cidade”.

Sobre a Praça Princesa Isabel

A Praça Princesa Isabel, situada na Avenida Duque de Caxias, próximo à estação Júlio Prestes, foi estabelecida no local antes denominado Campo Redondo e Largo dos Guayanazes e fazia parte da propriedade de Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá.

Sua atual denominação, sugerida em um projeto da Câmara dias após a morte da Princesa Isabel, foi determinada pela Lei nº 2.443, de 19 de dezembro de 1921. A Praça Princesa Isabel tem 16.600 m² e conta com um monumento esculpido em homenagem a Duque de Caxias pelo escultor Victor Brecheret. Feita em bronze, a escultura é a maior estátua equestre (estátua com cavalo) do mundo.

Em 2018, o local passou por uma grande reforma, que incluiu a renovação do planejamento paisagístico. Em outubro de 2019, seis meses após o fim do acordo com a empresa que revitalizou a Praça, o espaço já estava degradado devido a vandalismos.

Além disso, a vegetação existente na Praça Princesa Isabel é protegida pelo decreto estadual nº 30.443/1989, que considera patrimônio ambiental e declara imunes de corte, em seu artigo 3º, todas as árvores existentes em mais de 60 praças e espaços urbanos da capital.

Participação e transmissão

Para participar por videoconferência, é preciso fazer inscrição neste link. Também é possível enviar manifestações por escrito por meio deste formulário. O Portal da Câmara fará a transmissão ao vivo da audiência por meio do link do Salão Nobre, disponível em Auditórios Online, e pelas redes sociais do Legislativo paulistano, como o canal da Câmara no YouTube.

 

Serviço:
Audiência Pública da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa
Tema: : Debater o PL 329/2022
Data: 31/5
Horário: 12h
Transmissão: Salão Nobre e redes sociais da CMSP
Informações: ccj@saopaulo.sp.leg.br

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar