O trânsito caótico e a defasagem de equipamentos culturais são alguns dos desafios a serem enfrentados pela região abrangida pela subprefeitura de Pirituba, que compreende os distritos de Jaraguá, Pirituba e São Domingos. É o que foi apontado por moradores que estiveram presentes na terceira edição do Câmara no seu Bairro, programa da Câmara Municipal que visa aproximar o Legislativo do cidadão paulistano, ocorrido neste sábado (21/3), no CEU Pêra-Marmelo.
Mário Pecoraro é coordenador na Rádio Jaraguá, emissora que já existe há quatro anos. Para ele, a avenida Raimundo Pereira de Magalhães, uma das principais vias da região, não comporta a quantidade de automóveis que circulam pelos três distritos. “Há muita gente morando aqui e não há vias para o escoamento do trânsito. Nós temos as rodovias Anhanguera e Bandeirantes, mas como a maioria das pessoas se dirige à região da Lapa, Água Branca e proximidades, todos preferem a Raimundo”, afirmou. Pecorato reside em Pinheiros e todos os dias faz o trajeto pela avenida que citou.
Há menos de um ano Jéssica Costa se mudou para o centro de São Paulo, mas viveu toda a sua vida em Taipas, um dos bairros do Jaraguá. Mesmo assim, ela passa ainda a maior parte do tempo onde foi criada e onde ainda vivem seus pais, imigrantes vindos do Rio Grande do Norte. Atuante na área cultural, Jéssica afirma que há muitos grupos em Pirituba precisando de incentivo dos órgãos públicos para continuarem realizando o seu trabalho. Segundo ela, é uma região muito rica nesse quesito.
Outra preocupação da jovem é a construção de um shopping center que está previsto para inaugurar nos próximos anos na região. “Ele está sendo muito esperado pelos moradores e eu estou vendo que vai cumprir um pouco a nossa necessidade de equipamentos culturais. Mas não sei se isso é a melhor solução”. Segundo Jéssica, em Taipas há um pequeno centro comercial com lojas de microempreendedores que suprem a questão do comércio.
O construção do shopping também está valorizando os imóveis das redondezas e muitos moradores estão contentes com isso.
LEIA TAMBÉM: