pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Trânsito é o grande culpado pela má qualidade do ar em São Paulo

13 de outubro de 2010 - 04:57

Categorias

Juvenal Pereira
Saúde
Vanderlei Borsari, engenheiro da Cetesb, credita o diesel como um dos grandes responsáveis pela poluição

 

“O vilão é a poluição veicular”. Essa foi a resposta do engenheiro da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) ao ser indagado pelo vereador Zelão (PT) sobre qual elemento causa o maior dano à qualidade do ar da cidade. O debate a respeito dos efeitos da poluição na vida dos munícipes foi realizado nesta quarta-feira (13/10) pela Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher. 

Vanderlei Borsari, gerente da divisão de transporte sustentável e emissões veiculares da Cetesb, informou que existe um plano de controle da poluição veicular, que fiscaliza o grau de emissão de poluentes pelos carros movidos a diesel. “Quem é flagrado em tráfego com carro que emite fumaça acima do limite é penalizado com multa na capital”, ressalta Borsari.

 

De acordo com ele a inspeção veicular deve trazer grande avanço a questão ambiental e à saúde das pessoas, entretanto, ainda não há nenhum dado divulgado a respeito, pois a obrigatoriedade só passou a valer para todos os veículos este ano.

 

Para a saúde, os danos do enxofre, liberados pelo Diesel, são um dos fatores mais graves. Hoje, a maior parte dos veículos circula com 500 partes por milhão (ppm) de enxofre o que causa grandes problemas. Porém, em 2014, o acordo com a secretaria de abastecimento da Petrobras é reduzir para 10 ppm por enxofre, o que melhoria substancialmente a qualidade da fumaça liberada por estes veículos.

 

Os “vilões” apontados por Borsari são o monóxido de carbono (CO) e o hidrocarboneto (HC), liberados pelos automóveis e o oxído de nitrogênio (NO), liberado pelos caminhões e carros movidos a diesel. O ozônio também foi relatado entre os gases que prejudicam a atmosfera.

 

Motos

 

O vereador Natalini (PSDB), no entanto, lembrou que as motos necessitam ter um controle em sua emissão, já que chegam a poluir até três vezes mais que um carro. Borsari disse que o assunto já vem sendo debatido com associação dos fabricantes de motocicletas para melhorias no motor, instalação de catalizadores com o intuito de melhorar a qualidade do ar.

 

Audiência

 

Antes da reunião ordinária os parlamentares realizaram audiência pública para debater diversos projetos de lei:

 

PL 520/09, do vereador Senival Moura (PT), dispõe sobre a obrigatoriedade de  monitores no transporte escolar na cidade;

PL 763/09, do vereador Toninho Paiva (PR), altera a lei 14.485, de 19 de julho de 2007, para incluir a semana da saúde cervical, a ser realizada anualmente no mês de março;

PL 555/09, do vereador Adílson Amadeu (PTB), dispõe sobre a obrigatoriedade de disponibilizar fio dental nos estabelecimentos que comercializem alimentos;

PL 178/10, do vereador Natalini (PSDB), institui no município a obrigatoriedade de distribuição de fotoprotetores.

 

Participaram da reunião os vereadores Milton Ferreira (PPS), Juliana Cardoso (PT), Jamil Murad (PCdoB), Natalini (PSDB) e Zelão (PT), presidente.

Imagens para download:
Juvenal Pereira
Zelão
Vereador Zelão preside Comissão
Juvenal Pereira
Saúde
Vereador Natalini deseja que motos controlem emissão de poluentes
Juvenal Pereira
Saúde
Comissão de Saúde

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar