pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Trânsito é péssimo para 55% dos paulistanos, diz pesquisa

21 de setembro de 2011 - 13:02

Categorias

Fonte: Ibope/Rede Nossa São Paulo
Fonte: Ibope/Rede Nossa São Paulo

A Câmara Municipal recebeu nesta quarta-feira (21) a apresentação da 5ª pesquisa realizada pela Rede Nossa São Paulo e pelo Ibope sobre mobilidade urbana na cidade. O levantamento, anunciado nos meses de setembro como parte das manifestações em torno do Dia Mundial Sem Carro, indicou uma piora na percepção da população sobre o trânsito na capital: 55% dos entrevistados o classificaram como “péssimo”.

Grande parte dessa insatisfação pode ser atribuída ao tempo gasto nos deslocamentos diários por São Paulo, de cerca de 2h49. Segundo a pesquisa, 19% das pessoas consultadas disseram que perdem mais de 4 horas diárias nos congestionamentos.

Positivamente, merece ser destacado o aumento significativo no número de pessoas que se dizem dispostas a deixar de usar o carro diariamente para utilizar outros meios de transporte: o percentual subiu de 40% em 2009 para 60% em 2011.

Como alternativa ao carro, 29% dos entrevistados (contra 12% em 2010) afirmaram que optariam pelo ônibus caso houvesse mais e melhores corredores. E caiu de 21% em 2010 para zero em 2011 o total de pessoas que disseram que nada as faria utilizar os ônibus.

 Ainda de acordo com a pesquisa, para a maioria dos paulistanos (69%) o transporte coletivo deveria ser prioridade dos governos. Nesse sentido, as principais demandas são a ampliação da cobertura de linhas do metrô e trem; a melhoria da qualidade do transporte por ônibus e metrô; mais investimento em corredores de ônibus; e a construção e ampliação de ciclovias.

 Para o coordenador-geral da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew, “o primeiro passo para resolver qualquer problema é diagnosticá-lo”, e o objetivo do estudo divulgado nesta quarta-feira é justamente servir de subsídio ao poder público na implementação de ações em prol da mobilidade urbana. “A notícia ruim é que a situação atual é péssima. E a notícia boa é que sabemos como melhorar”, comentou.

 O presidente da Câmara Municipal, vereador José Police Neto, se disse orgulhoso do fato de a Rede Nossa São Paulo ter escolhido a Casa para o lançamento da pesquisa e endossou a fala de Grajew de que o documento deve ser usado “para ações efetivas do Parlamento”.

 Também participaram da mesa do evento os vereadores Jamil Murad (PCdoB), Aurélio Nomura (PV), Floriano Pesaro (PSDB), Gilson Barreto (PSDB) e Gilberto Natalini (PV); a CEO do Ibope Inteligência, Márcia Cavallari; e o coordenador da secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo, Maurício Broinizi.

 Para ler a íntegra do levantamento, clique aqui.

(21/09/2011 – 13h00)

 

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar