A Escola do Parlamento da Câmara Municipal firmou uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) nesta terça-feira (13/12) para a promoção de cursos de capacitação sobre direito eleitoral.
O presidente da Câmara, Antonio Donato (PT), acredita que o convênio ampliará os projetos desenvolvidos na Casa. “É um prazer enorme assinar esse convênio com o TRE através da Escola Judiciária Eleitoral Paulista e desenvolver uma série de atividades em comum de formação, com relação estritamente ao direito eleitoral, mas principalmente fortalecer e integrar ao Parlamento Jovem e ao Repórter do Futuro que podem ganhar uma outra dimensão”.
De acordo com a diretora executiva da Escola do Parlamento, Carolina Ferreira, os trabalhos terão início no próximo ano e serão divididos em duas etapas. “A gente prevê algumas atividades relacionadas tanto aos servidores que estão ingressando nesse mandato eletivo, em relação às eleições de 2016, quanto preparar as assessorias e os candidatos para as eleições de 2018. No segundo semestre, a ideia é que os servidores e os participantes das atividades da Escola possam participar de um curso de formação de repórteres para promoção de matérias jornalísticas relacionadas ao tema de direito eleitoral”, explicou.
O presidente do TRE-SP, Mario Devienne Ferraz, frisou a importância do conhecimento eleitoral para
potencializar tanto a atuação dos vereadores quanto da sociedade civil. “Esse aperfeiçoamento do parlamentar traz muitos benefícios para a administração de forma geral e para o exercício da atividade legislativa como um todo. Além da informação à população que aprende a conhecer como o parlamento funciona, quais são as dificuldades e objetivos. O importante é aprimorar cada vez mais os serviços legislativos e o Tribunal contribui para isso também através das parcerias, ensinamentos, realização de cursos e seminários”, declarou.