A Câmara Municipal de São Paulo promoveu a Tribuna Livre nesta quinta-feira (27/8). Os vereadores inscritos tiveram cinco minutos para discursar sobre temas de própria escolha e trataram de questões relacionadas à capital paulista e também de assuntos em âmbito nacional.
As manifestações foram feitas presencialmente, no Plenário 1°de Maio, e ainda de forma remota, por meio de chamada de vídeo.
Saúde
A pandemia na cidade de São Paulo foi um dos temas tratados nesta tarde. Foram ressaltados os sintomas da doença e as medidas preventivas para evitar o contágio e a propagação da Covid-19.
Educação
O retorno das aulas presenciais nas escolas públicas também ganhou destaque. O assunto tem sido bastante discutido em todo país. Na cidade de São Paulo, vereadores defendem que as atividades escolares sejam retomadas somente em 2021. A Prefeitura da capital paulista ainda não definiu uma data.
Autismo
A reunião da Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude, realizada nesta quinta-feira para discutir o tema “Autismo – Direitos e Desafios das Políticas Públicas”, repercutiu na Tribuna Livre. As contribuições feitas por um autista que participou do debate foram elogiadas.
Zona sul de SP
O Córrego dos Freitas, zona sul da capital paulista, esteve na pauta do Plenário. Foi feito um pedido para que a Prefeitura faça a limpeza do local e realize obras de drenagem para evitar enchentes na região.
Renda básica
Outro ponto defendido na tarde desta quinta-feira foi a garantia da renda básica de cidadania. Um dos objetivos da proposta é combater a pobreza no Brasil.
Governo federal
As políticas econômicas propostas pelo governo federal foram questionadas. Também foram repudiadas as atitudes do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que nos últimos dias criticou a imprensa.
Assista aqui à Tribuna Livre desta quinta-feira.