Na última Sessão Plenária do mês de setembro, realizada nesta quinta-feira (28/9), os vereadores voltaram a discutir questões relacionadas à capital paulista. Cada parlamentar inscrito para utilizar a tribuna teve o tempo de até cinco minutos para falar sobre assuntos de livre escolha.
O debate de hoje foi intermediado pelo vereador Xexéu Tripoli (PSDB), 1º vice-presidente da Câmara Municipal de São Paulo. Entre os temas tratados durante a sessão, destaque para as áreas da assistência social e da educação.
A vereadora Luna Zarattini (PT) foi a primeira a discursar. Ela disse que tem percorrido as periferias da cidade, e ouvido moradores relatando a dificuldade para atualizar na Prefeitura o Cadastro Único – voltado para famílias de baixa renda no país acessarem programas sociais.
Luna explicou que sem a atualização do CadÚnico, as pessoas mais vulneráveis não conseguem ter acesso ao Bolsa Família – benefício mensal pago pelo governo federal. “Isso está dificultando muitas famílias, que deveriam estar recebendo este direito e não estão”.
Ainda em relação à dificuldade no cadastro, o vereador Celso Giannazi (PSOL) afirmou que o problema também afeta o serviço funerário da capital paulista. De acordo com Giannazi, sem a atualização necessária, os munícipes que precisam do sepultamento social não são atendidos. “Para que as pessoas exerçam um direito que está consignado em lei”.
Ainda sobre as questões sociais que envolvem a cidade de São Paulo, além de reiterar a necessidade de fortalecer as polícias públicas para quem vive em situação de vulnerabilidade, o vereador Manoel Del Rio (PT) quer a instalação de sanitários públicos nas principais praças da capital.
“Isso resolveria o problema e daria dignidade para a população em situação de rua e todos aqueles que precisassem utilizar os sanitários públicos”, falou Del Rio, que sugeriu ainda a ampliação de programas municipais de combate à fome.
Na sequência, o vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS) lembrou que o governo da capital possui um Bom Prato paulistano – programa municipal de segurança alimentar. “O nosso projeto era só o Bom Prato nas comunidades e se transformou realmente no Bom Prato Municipal, juntamente com o Armazém Solidário, com a Cozinha Escola e diversas outras propostas. Está na Lei n° 17.819/22”.
A educação foi outro tema trazido para o debate desta quinta-feira. O vereador João Ananias (PT) reivindicou para a Prefeitura de São Paulo uma área na região de Cidade Tiradentes, zona leste da capital, para a instalação de uma unidade do Instituto Federal – que oferece cursos técnicos e superiores.
“Que (a Prefeitura) possa conceder um terreno ao lado da Casa de Cultura, em Guaianases”, falou Ananias, que complementou dizendo que a implantação de um Instituto vai levar educação para a população da região leste e qualificar os jovens para o mercado trabalho. “Vai gerar emprego em Cidade Tiradentes e inclusão social”.
Próxima sessão
A próxima Sessão Plenária está convocada para terça-feira (3/10) da semana que vem, às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio, do canal Câmara São Paulo no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).
Assista à Sessão Plenária de hoje.