Kátia Kazedani e Margarete Rapussi
A ideia de se fazer um plebiscito para discutir com a população melhorias para o sistema de transporte de São Paulo foi defendida nesta quinta-feira (1/8) pelo vereador Roberto Tripoli (PV). O assunto foi levantado na reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Coletivo.
Segundo o parlamentar, o poder público precisa discutir maneiras de reduzir os gastos do transporte coletivo e debater outras propostas com os cidadãos. Precisamos cortar as gorduras do transporte de massa, rever as planilhas, fiscalizar os veículos públicos que também transitam pela cidade, às vezes, sem necessidade, e aumentar os corredores de ônibus, sinalizou.
Tripoli ainda ressaltou a importância do uso da bicicleta como meio de transporte. Precisamos valorizar as bicicletas e fazer ciclovias. Essas propostas de melhorias deveriam ser discutidas em plebiscito, acrescentou.
Ouça a declaração:
Os investimentos no transporte sobre trilhos também foram apontados pelos vereadores como fundamentais para a capital paulista. O Governo do Estado precisa construir metrô para melhorar o transporte em São Paulo, disse o vereador Adilson Amadeu (PTB).
O presidente da CPI, vereador Paulo Fiorilo, do (PT), reafirmou durante reunião que não existe viés político na Comissão. Existe sim nesta CPI o interesse público que será debatido juntamente com as planilhas de custos do Metrô, CPTM e EMTU.
Custos
Roberto Tripoli ressaltou ainda que a CPI deve analisar lucros e custos das empresas. Ouça:
Acompanhe
No Twitter da Câmara você pode conferir em tempo real tudo o que acontece nas reuniões da CPI
(1/8/2013 – 10h51 – atualizado às 13h47)