{youtube}lS_tF_x32y0&rel=0|400|300|{/youtube}
Especialistas que participaram nesta sexta-feira do ciclo de debates Pensando São Paulo, promovido pela Escola do Parlamento, defenderam que a capital paulista precisa de mais investimentos em infraestrutura para se destacar na área de turismo e se tornar anfitriã de grandes eventos.
Eles também apontaram como desafio para a cidade as dificuldades de promover eventos gratuitos em áreas abertas. “São Paulo está entre as principais cidades culturais do mundo. No entanto, ainda temos muitos desafios como, por exemplo, tentar promover mais eventos gratuitos e abertos para a população. Mas não é fácil encontrar um espaço para fazer isso, ou porque os moradores reclamam de barulho ou por qualquer outro motivo, revelou o secretário adjunto de Cultura, José Roberto Sadek.
Para o arquiteto João Sette Whitaker Ferreira, professor da Universidade de São Paulo e da Universidade Mackzenzie, a capital paulista é muito cobrada para estar entre as principais cidades do mundo em diversos segmentos, mas alguns fatores devem ser revistos. “Precisamos, primeiramente, nos consolidar como uma cidade que oferece boas condições de vida para a população. Ainda temos metade das pessoas vivendo em áreas precárias e cerca de 70% ficam horas no transporte público, analisou.
O presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurante de São Paulo, Nelson de Abreu, também falou sobre os gargalos de infraestrutura na cidade. Já avançamos muito em diversas áreas no município, mas ainda falta a modernização dos aeroportos, investimentos em transporte público, saúde, saneamento e a construção de um centro de eventos maior, apontou. Ele ainda revelou que a estimativa de investimento deste setor até a Copa do Mundo de 2014 é de cerca de R$ 10 bilhões.
A imagem de São Paulo para o mundo também foi abordada durante o debate. Para o ex-diretor da SP Turis e chefe de marketing da CMO Council, Milton Longobardi, o município é bem visto por outras nações. O governo municipal melhorou muito diversas questões na cidade, como a limpeza, e isso serve de exemplo para outros países. No entanto, os desafios são vários, assim como em outra grande cidade, como a questão da mobilidade, que deve ser resolvida, disse.
PENSANDO SÃO PAULO
O objetivo do ciclo de debates Pensando São Paulo, com nove encontros, é discutir soluções para os principais problemas da capital paulista. O evento é gratuito e aberto a toda a população. Para informações, basta enviar e-mail para escoladoparlamento@saopaulo.sp.leg.br.
Os debates, que ao final resultarão em um livro que será entregue ao próximo prefeito, são transmitidos ao vivo pela internet, no link Auditórios Online.
Veja a programação dos próximos encontros:
24/09/2012
Educação Indicadores de alfabetização
Local: Plenário 1º de Maio
Horário: 14h às 17h
28/09/2012
Gestão participativa, transparência e acesso à informação
Local: Plenário 1º de Maio
Horário: 14h às 17h
01/10/2012
Mobilidade Propostas
Local: Plenário 1º de Maio
Horário: 14h às 17h
(21/9/2012 – 16h43)