pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviar mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar comentário

Turismo infantil e evento em São Paulo são destaques da Comissão de Turismo

Por: FELIPE PALMA
HOME OFFICE

7 de novembro de 2024 - 20:34
Lucas Bassi | REDE CÂMARA SP

A Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia se reuniu nesta quinta-feira (7/11) para debater três assuntos: o turismo para crianças, evento no Parque do Ibirapuera e o Dia do Hoteleiro. Ainda ganhou destaque o movimento econômico gerado pelo Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1 ocorrido em Interlagos no último fim de semana, além da movimentação na hotelaria da maior cidade da América Latina.

Turismo infantil

O turismo infantil foi colocado em pauta pela editora-chefe do portal São Paulo para Crianças. Priscilla Negrão ponderou ser preciso incluir atividades para a faixa etária nos roteiros de turismo da capital paulista. “Temos um cenário em que o turismo de São Paulo não é voltado apenas a negócios, já que temos um potencial de ser uma Orlando brasileira. O público familiar é mais propenso a investir em viagens e lazer no Estado”.

A especialista em turismo infantil disse ainda ser importante abordar a questão de que muitos locais não aceitam crianças. “Qualquer lugar é lugar para elas. Agora, os lugares precisam dispor de pessoas com treinamento adequado, preparadas para receber crianças. Uma família quando viaja junto movimenta muito mais o setor”, concluiu a apresentação.

Coordenadora da SPTuris (São Paulo Turismo) – órgão ligado à Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias – Fernanda Ascar, explicou que existe uma sólida parceria com o portal e que trabalham juntos na elaboração de guias voltados ao turismo infantil em São Paulo. “Temos que aprimorar o trabalho, pois alguns dados indicam uma evolução da demanda. Um exemplo é o mês de janeiro, estamos recebendo muitas crianças neste período de férias escolares, uma surpresa puxada pelo turismo de família. A região da Liberdade sempre costuma atrair muita gente, tem um fluxo enorme. Continuamos observando e monitorando para posicionar São Paulo”.

Evento Ibirapuera

O evento Castelo de Neve e Gelo, que será realizado no Parque do Ibirapuera entre 1º e 30 de dezembro, foi apresentado no encontro. Andrés Orozco, CEO da Artico Neve, explicou que se trata de uma grande câmara fria que será construída por escultores de gelo do mundo todo. “A ideia é levar a experiência da neve e temperatura negativa de -20 graus celsius para quem não pode vivenciar em outros países. Os melhores escultores de gelo se sentem atraídos também para trabalhar a obra deles em um país tropical”.

Responsável pela organização do evento ainda trouxe números: serão investidos R$ 10 milhões e uma expectativa de receber 250 mil visitantes durante o mês. “Pretendemos ainda transformar o Castelo de Neve e Gelo em uma espécie de Bienal, assim não seria só mais um evento da cidade, pois o Brasil tem um potencial de interesse”.

Dia do Hoteleiro

O Dia do Hoteleiro, comemorado em 8 de novembro, foi citado durante a reunião. José Guimar Cocco Junior, consultor técnico da Comissão de Turismo, expôs alguns levantamentos que sublinham a importância da hotelaria ao permitir que o turista, por meio do serviço do hoteleiro, tenha a melhor experiência possível. “O crescimento do turismo no Brasil reflete em São Paulo, pois é um polo de atração. O setor hoteleiro é muito importante para dar suporte a eventos internacionais. Segundo consultoria do myHotel há valorização da governança e receptividade. Temos que trabalhar dando apoio ao setor, já que a cidade tem atraído cada vez mais turistas internos, além de estrangeiros. Dois hoteis daqui foram recentemente reconhecidos entre os melhores do mundo”.

A exposição da data comemorativa fez menção a preferência dos turistas que vêm à São Paulo e escolhem se hospedar, em sua maioria, em hoteis. A reunião também pontuou a perspectiva de aumentar a taxa de ocupação de hospedagens neste fim de ano.

A reunião, conduzida pelo vice-presidente do colegiado, vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS), pode ser vista no link abaixo. Ainda participaram os vereadores Rodrigo Goulart (PSD) e Janaína Lima (PP).

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar