Culinária regional, turismo religioso e datas comemorativas estiveram na pauta da reunião da Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, Lazer e Gastronomia realizada na tarde desta quinta-feira (26/9). O encontro, presidido pelo vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS), contou com a presença de especialistas do setor.
Os primeiros itens discutidos foram as comemorações do Dia Mundial do Turismo e do Dia do Turismólogo, celebrados anualmente em 27 de setembro. O consultor legislativo da Câmara de São Paulo, José Guimar Cocco Júnior, abriu a sequência de participações, exaltando o papel das imigrações estrangeiras no Brasil e destacando os laços diplomáticos com países como China, Alemanha, Itália, Estados Unidos, Japão e Inglaterra. “As ações do Brasil buscam fortalecer a conexão entre comunidades estrangeiras e brasileiras, criando oportunidades de promover o nome do país no exterior”, afirmou.
Participando remotamente, o doutor em turismo Celso dos Santos abordou o Dia do Turismólogo, enfatizando a diversidade da área como base para investimentos no setor. “Precisamos integrar cada vez mais profissionais, empreendedores e empresários do turismo sob uma única bandeira, capaz de transformar o país em termos de geração de renda, emprego e novos projetos de capacitação”.
A maratonista e influenciadora Gisele Oliveira também participou da reunião, representando o coletivo Corre Kilombo, uma iniciativa voltada à comunidade preta que se reúne mensalmente para praticar corrida, promovendo união e renovação de tradições culturais.
Turismo e culinária regional
Regiani Oliveira, bacharela em turismo, guia e agente de viagens, destacou o potencial do turismo na cadeia produtiva regional, detalhando as funções dos profissionais na criação de roteiros e planejamento de visitas a pontos turísticos.
Guta Chaves, historiadora e gestora do Observatório da Gastronomia, ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, falou sobre a importância da culinária regional, relacionando a tradição dos pratos à identidade cultural dos povos. “Quando pensamos em culinária regional e tradição, devemos considerá-los patrimônios culturais imateriais. Os ingredientes estão ligados ao clima, à geografia e ao bioma de cada região”, disse.
Lúcia Vegenelli, também do Observatório da Gastronomia, contribuiu ressaltando o papel da instituição como elo entre o Poder Público e a sociedade civil, visando fortalecer a cadeia gastronômica.
Turismo religioso
O sacerdote Clóvis Lages da Silva, representante do Templo de Salomão, destacou o impacto do templo como destino turístico, que desde sua inauguração em 2014, já recebeu mais de 31 milhões de visitantes, reforçando a importância do turismo religioso para o município.
Por fim, Daniela Guariba, diretora da São Paulo Film Food, apresentou o projeto iniciado em 2022 durante a pandemia. A iniciativa oferece ao público uma experiência gastronômica e audiovisual, permitindo a degustação de pratos ou bebidas retratadas nos filmes exibidos.
A reunião, que pode ser conferida na íntegra no vídeo abaixo, também contou com a participação de Ivan Baldini, representante do SindHoteis -SP (Sindicato de Hoteis de São Paulo); do professor de turismo terapêutico Oswaldo Castanheda; e, de maneira remota, Armando Arruda Pereira, conselheiro da Ubrafe (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios) e do vereador Rodrigo Goulart (PSD).