pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

TV brasileira celebra 69 anos em Sessão Solene

Por: - DA REDAÇÃO

13 de setembro de 2019 - 18:46

Categorias

Os 69 anos da TV brasileira e o centenário do jornalista Murilo Antunes Alves, falecido em 2010, foram celebrados durante Sessão Solene na Câmara Municipal de São Paulo, nesta quinta-feira (12/09). A iniciativa foi da vereadora Sandra Tadeu (DEM).

Murilo Alves foi também vereador de São Paulo, na década de 90 e, posteriormente, chefe do cerimonial da Câmara. Ele começou precocemente no jornalismo, tinha apenas 14 anos. Deixou o legado de uma cultura invejável, respeitado por todas as correntes políticas.

Thais Alves, presidente da PRÓ-TV falou do começo da TV brasileira e do papel do jornalista e outros profissionais. “A televisão, os artistas que fizeram o começo da televisão, os pioneiros, como Murilo Antunes Alves, que hoje estaria completando 100 anos, foram pessoas muito importantes. Era um grupo de lutadores e empreendedores, eram jornalistas, porque até então só existia o rádio. Então para eles foi um brinquedo novo. Mas um brinquedo que entra na minha casa, na sua, e que mudou o Brasil”, enfatizou Thais.

Homenageados da TV

Durante o evento, profissionais da televisão brasileira foram homenageados, como José Maria Pereira Lopes, gerente do CEDOC TV Cultura, que dedicou sua vida à TV. “Eu tenho mais de 53 anos de TV brasileira. A minha vida inteira foi na televisão. E para a PRÓ-TV, que é a memória da televisão, que é o museu da televisão, que a gente está tentando criar, é muito importante que essa história continue viva”, observou Lopes.

Marcos Antonio Zago, ex-diretor da TV Bandeirantes, também esteve presente à cerimônia. “Eu acho importante que as entidades brasileiras, o público brasileiro, as autoridades homenageiem sempre as pessoas que fizeram a história da televisão, porque tudo o que as pessoas assistem hoje não está aí por acaso”, afirmou Marcos.

Para a vereadora Sandra Tadeu (DEM), é uma homenagem da Câmara Municipal ao começo da TV, nos anos 50, e gratidão àqueles que trabalharam para o desenvolvimento desta mídia de massa. “Um marco extremamente importante. É algo que, para mim, me deixa muito feliz com isso. E esta Casa não poderia deixar essas datas passarem, assim, em vão,” finalizou a vereadora.

 

Assista à reportagem da TV CÂMARA SP:

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar