A Câmara Municipal de São Paulo concedeu a Salva de Prata à UESP (União das Escolas de Samba Paulistanas), pelos 50 anos completados no ano de 2023. A Sessão Solene, realizada na noite desta quarta-feira (25/9) no Teatro Ruth Escobar, foi presidida pelo vereador Ricardo Teixeira (UNIÃO), autor da homenagem.
Fundada em 10 de setembro de 1973 com o objetivo de unir as escolas de samba e blocos carnavalescos da cidade de São Paulo e representá-los junto ao Poder Público, a UESP integra o Conselho Municipal de Cultura e é filiada a Fenasamba (Federação Nacional das Escolas de Samba).
“Passei 31 anos da minha vida na UESP. Para o carnaval brasileiro, é a entidade mais antiga que organiza desfiles de escolas de samba no Brasil, é a que faz mais eventos, desfiles de escolas de samba inclusive simultâneos pelo Brasil e, em número de quantidade de escolas de samba, é também uma das maiores. É um celeiro de formação de sambistas, mantém a velha guarda do samba paulistano, mantém os dados e os documentos da história do carnaval. A UESP é imprescindível para essa engrenagem que é o carnaval de São Paulo. Essa é uma homenagem mais do que justa, é uma entidade paulistana que cuida de uma atividade importante e capilar na nossa cidade”, falou o presidente da Fenasamba, Kaxitu Ricardo Campos.
A entidade, que atualmente representa 64 agremiações, é responsável pela organização dos desfiles oficiais dos Grupos Especial de Bairros, Acesso de Bairros 1, Acesso de Bairros 2 e Acesso de Bairros 3, além dos Blocos Especiais e Acesso de Blocos.
“Primeiro, é uma honra ter sido eu o padrinho UESP, dessa Salva de Prata, dessa homenagem. O carnaval de São Paulo não existiria se não fosse a UESP. Hoje nós temos várias agremiações na cidade, nós temos um carnaval muito rico. A cidade de São Paulo tem um carnaval igual ao do Rio de Janeiro, a UESP tem um investimento público maior que qualquer cidade desta nação. Ser eu, Ricardo Teixeira, o proponente dessa honraria que comemora os 50 anos da UESP, é uma alegria e uma honra. Sem a UESP não teria carnaval”, afirmou o vereador Ricardo Teixeira.
O presidente da UESP, Alexandre Magno, o “Nenê”, agradeceu a homenagem e falou sobre a importância que esse reconhecimento traz para o setor. “Essa honraria é o reconhecimento das nossas atividades enquanto setor da indústria criativa, enquanto a nossa cadeia produtiva do carnaval. É a cidade reconhecendo o trabalho das escolas de samba, o trabalho dos blocos carnavalescos. Para nós é uma alegria imensa, é um prazer inenarrável trazer as pessoas para acompanhar o recebimento da Salva de Prata da Câmara Municipal de São Paulo, que é a Casa do Povo. Esse reconhecimento à UESP nos faz até perder as palavras para poder expressar o que nós estamos sentindo neste momento”, salientou.
O evento também contou com a presença do presidente da Liga-SP (Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo), Sidnei Carriuolo, que ressaltou a importância do trabalho realizado pela UESP na realização do Carnaval paulistano. “A UESP é uma entidade fundamental no carnaval. Tem história. Há 50 anos só tinha um tipo de organização e ela conseguiu passar todos esses anos fazendo um grande serviço, uma grande prestação de serviço para o nosso samba. Mais do que merecida essa homenagem, não só essa, mas todos os prêmios relacionados à cultura deveriam ter um lugarzinho na prateleira da UESP”, comentou Carriuolo.
Confira o álbum de fotos da Sessão Solene, disponível no Flickr da CMSP. Crédito: Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP