A Unegro (União de Negros e Negras pela Igualdade) foi homenageada pela Câmara Municipal de São Paulo com a Salva de Prata. A Sessão Solene foi realizada na noite desta segunda-feira (5/8), por iniciativa da vereadora Jussara Basso (PSB). A Unegro foi fundada em 14 de julho de 1988, em Salvador (BA), e atua no combate ao preconceito, à discriminação racial e ao racismo, além de trabalhar na promoção social da população negra e na valorização da cultura afro-brasileira.
“Nós usamos muito o termo ‘aquilombar-se’ e a Unegro é uma representante disso, a reunião do povo negro no sentido da resistência contra todos os racismos e preconceitos que a gente sofre historicamente. O povo negro foi sequestrado, escravizado e trazido para este país para sofrer todo tipo de atrocidade. Movimentos como a Unegro são representantes da resistência do povo negro”, afirmou a parlamentar, que presidiu a cerimônia.
A Salva de Prata é oferecida a instituições, organizações sociais, fundações ou entidades, também como forma de destacar os serviços prestados para a cidade. A Unegro está em 24 Estados e o Distrito Federal.
O presidente nacional da entidade, Julião Vieira, salientou a importância de receber a honraria. “Para nós é extremamente importante receber esta homenagem. Nós somos uma entidade que tem uma relação social muito forte com o nosso povo, em especial com a luta da promoção da igualdade racial. Uma entidade do Movimento Negro receber uma homenagem como essa em uma das principais câmaras municipais do Brasil é extremamente significante, tem um simbolismo muito grande, muito especial”, frisou.
Confira a Sessão Solene na íntegra no vídeo abaixo:
Acesse também o álbum de fotos da cerimônia, que está disponível no Flickr da CMSP. Crédito: Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP