pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Unidades de Saúde recebem visita de Comissão

30 de setembro de 2019 - 17:49

 

Vereadores da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho, Idoso e Mulher da Câmara Municipal de São Paulo e conselheiros municipais de saúde realizaram na última sexta-feira (27/09) visita técnica às unidades de saúde localizadas no bairro de Perus, na zona oeste de São Paulo. A iniciativa foi proposta pela vereadora Juliana Cardoso (PT), integrante da comissão.

A Comissão de Saúde decidiu realizar visitas às unidades, após receber a informação de que a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) estaria prestes a romper o contrato com a prefeitura para a gestão de unidade de saúde na região de Perus-Anhanguera.

A primeira unidade de saúde a receber a visita da Comissão foi a AMA Especialidades de Perus. A diligência foi acompanhada por conselheiros municipais de saúde e representantes de outras entidades. O motivo seria o possível término do contrato da Associação com a prefeitura de São Paulo. A SPDM é uma organização social responsável por gerir em parceria com o município algumas unidades de saúde na cidade de São Paulo.

Segundo denúncia recebida pela Comissão de Saúde, esta entidade não teria mais interesse em atuar na região de Perus. Além disso, também não atuaria mais na região da Anhanguera, onde também está presente. Algo que pode prejudicar os atendimentos nas unidades de saúde na área.

O coordenador do Fórum de Saúde dos Trabalhadores, Valdomiro Marques, questiona os motivos da decisão. “No meio do contrato, uma empresa que é estabelecida só para cuidar da saúde da população, deixar o território, é um tanto estranho. Então buscamos, junto aos órgãos competentes, saber qual o motivo que a SPDM tem para deixar Perus e Anhanguera. Mas até então nós não recebemos esse motivo”, disse o coordenador.

O conselheiro municipal de Saúde Mario Bortoto avalia a situação. “Essa é uma região carente, faltam médicos. Tem poucas unidades na região e elas são lotadas. Então se a SPDM sair, vai causar um problema de descontinuidade do serviço de atendimento. Portanto, isso vem piorar mais a situação que já existe”, disse o conselheiro.

População opina sobre as unidades de saúde

Além de visitar a AMA Especialidade de Perus, a visita técnica da Comissão também vistoriou a Unidade Básica de Saúde do bairro, o Centro de Atenção Psicossocial para Adultos e a UBS Recanto dos Humildes, que também está localizada em Perus. Quanto ao atendimento nestas unidades, a opinião da população se divide.

Para a aposentada Margarida Maria dos Santos, o atendimento é bom. “Tudo muito bom. Os funcionários nos recebem bem. Os médicos tratam a gente com dignidade, por exemplo, que é o que precisamos”, avaliou a aposentada.

Já o aposentado Sérgio Luiz Miranda Mello reclama da demora em realizar exames. “Eu já estou esperando para passar no vascular há mais de seis meses. Isso porque o médico vascular que eu passava pediu um exame que foi agendado na Santa Casa de Santo Amaro, mas não foi feito até hoje. Tem mais de um ano”, disse Sérgio.

A dona de casa Jéssica Ferreira de Moraes ressalta a demanda das UBSs. “Tem dia que a gente passa o dia inteiro aqui, é bem cheio. Tem muita gente para passar. Vem gente de outras regiões para ser atendido aqui”, observou Jéssica.

Vereadora comanda visita

A realização dessas visitas técnicas foi uma iniciativa da vereadora Juliana Cardoso (PT), que também integra a Comissão de Saúde da Câmara. A parlamentar, que conversou com os responsáveis por cada uma das unidades de saúde pelas quais a comissão passou, comentou sobre os problemas que foram constatados durante essa visita.

“Quando você chega aqui, você detecta que é uma população muito grande para espaços muito pequenos. Então desde que a gente foi às AMAs e UBSs, verifica-se que não tem espaço suficiente para o atendimento adequado das especialidades, por exemplo. Então, além de compreender que a gestão SPDM não pode deixar dessa forma o contrato de gestão aqui, sem esclarecer para a população e como isso vai ser feito, a gente também sai com outras demandas”, disse a vereadora.

A parlamentar também falou do que será feito após a realização desta vistoria. “A gente ainda tem mais uma vistoria, que é na unidade de Anhanguera. A partir disso, o relatório da comissão vai ser apresentado junto com a comunidade, para que a gente possa dar andamentos específicos. Isso em relação a orçamento e ao BID. Além disso, na relação de atuação de gestão e recursos humanos da SPDM e tentar entender o que está acontecendo.”

Assista à matéria da TV CÂMARA SP:

EMANUEL BELMIRO 
DA TV CÂMARA

https://www.youtube.com/watch?v=lqN5YyTkp6U&feature=youtu.be  

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar